Logo Prefeitura de Salvador

Multicentro Vale das Pedrinhas é referência em atendimento a pessoas com albinismo

Superação é a palavra que resume a jornada do assistente social Renivaldo Silva. Aos 50 anos, ele tem apenas 10% da visão e já realizou mais de 80 intervenções cirúrgicas, para tratar o câncer de pele. Os problemas de saúde são causados pelo albinismo, doença genética hereditária caracterizada pela falta de capacidade das células do corpo de produzir melanina, substância responsável por proteger e dar cor à pele, olhos, pelos e cabelos.

Com necessidade de acompanhamento médico contínuo, Renivaldo celebrou o fato do Multicentro de Saúde Vale das Pedrinhas se tornar a primeira unidade especializada de referência, para atendimento de pacientes com albinismo, da rede municipal de Salvador. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), estima-se que 250 pessoas têm albinismo na capital baiana. “Ter a oportunidade de ser acompanhado por vários especialistas, em um só lugar, é uma vitória. Só quem tem albinismo sabe o quão importante isso é”, ressaltou Silva.

Atenção multidisciplinar – A partir de agora, o Multicentro de Saúde Vale das Pedrinhas será referência para acolhimento ambulatorial e multidisciplinar de pessoas com albinismo, na capital baiana. Na unidade, os pacientes terão acesso a consultas especializadas com dermatologistas, oftalmologistas, fisioterapeutas, psicólogos, entre outras especialidades. Os pacientes cadastrados para acompanhamento na unidade também poderão receber o protetor solar gratuitamente.

A diretora-geral do Multicentro, Celisângela Matias, explica que a SMS realiza o cadastramento dos pacientes atendidos em outras unidades da capital baiana. A gestão também iniciou o treinamento das equipes, para o acompanhamento especializado. “São pacientes acolhidos de forma humanizada e segura, por equipes multidisciplinares qualificadas no atendimento desse perfil de paciente. São pessoas que necessitam de cuidados bastante específicos e o acolhimento, numa unidade de referência, vai facilitar ainda mais o tratamento contínuo desses indivíduos”.

Perfil – O albinismo pode ser identificado por meio de algumas características relacionadas à ausência total, ou parcial de pigmentação da pele. Entre os agravos mais comuns estão a baixa visão e as complicações dermatológicas. “São pacientes que precisam de acompanhamento continuado, principalmente em oftalmologia e dermatologia. A assistência constante previne sequelas ou agravamentos, além de ajudar na qualidade de vida desses indivíduos”, afirmou a médica geneticista Helena Pimentel. 

Ela acrescenta que, devido ao preconceito, uma parcela significativa das pessoas com albinismo também necessita de acolhimento psicológico.

Cuidados – Para preservar a sua saúde, é importante que a pessoa com albinismo tenha alguns cuidados no dia a dia, como:

– Usar chapéus ou acessórios que protejam a cabeça dos raios solares;

– Usar roupas que protejam bem a pele, como camisas de manga comprida;

– Utilizar óculos escuros, para proteger bem os olhos dos raios solares e evitar a sensibilidade à luz;

– Passar filtro solar de FPS 30 ou mais, antes de sair de casa, inclusive em dias chuvosos ou nublados;

– Fazer uso de suplemento de vitamina D, mais aconselhado que a exposição ao sol.

Skip to content