Multicentros abrirão aos finais de semana para exames e consultas

A Prefeitura de Salvador passará a oferecer, nos próximos 30 dias, um elenco de consultas médicas especializadas, exames e procedimentos ambulatoriais nos Multicentros da Carlos Gomes, Vale das Pedrinhas, Amaralina e Liberdade também aos finais de semana e feriados. A medida foi anunciada pelo prefeito Bruno Reis, durante a inauguração do Escritório de Governança Social Santa Dulce dos Pobres, na Rua Chile, nesta sexta-feira (12).

A iniciativa, realizada através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), foi motivada pela necessidade de atender à intensa demanda pelos procedimentos, causada pelo represamento imposto pela pandemia de Covid-19. Sendo assim, os Multicentros de Saúde funcionarão sem interrupção já a partir deste sábado (13).

Além do atendimento habitual, realizado de segunda a sexta-feira, estes serviços funcionarão das 7h às 16h nas seguintes datas: 13, 14, 15, 20, 21, 27, 28 de novembro e 4 e 5 de dezembro. A administração municipal investiu quase R$1,5 milhão para ampliar a oferta assistencial no âmbito da atenção especializada.

Na ação, serão oferecidas consultas nas áreas de Angiologia, Cardiologia Adulto, Clínica Geral, Dermatologia Clínica, Endocrinologia Adulto, Gastroenterologia, Geriatria, Ginecologia, Infectologia, Mastologia, Nefrologia, Neurologia Adulto, Neurologia Pediátrica, Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Pneumologia Adulto, Reumatologia e Urologia.

Já os exames e procedimentos disponíveis englobam ecocardiografia, eletrocardiografia – ECG, Holter 24 h, MAPA, exames ginecológicos, Doppler colorido de vasos (arterial e venoso), ultrassonografia geral (USG) e raio X.

Acesso – Para ter acesso às consultas e procedimentos, o usuário deverá estar munido de documentos pessoais, solicitação médica/guia do SUS, cartão SUS do município de Salvador e relatório médico (se houver). Parte dos atendimentos ocorrerão presencialmente nos Multicentros de Saúde durante a semana e também nos finais de semana no decorrer da ação, uma vez que serão contemplados, também, usuários que estão cadastrados em fila de espera.