Museu da Energia é mais novo atrativo no Centro Histórico de Salvador

O prefeito Bruno Reis participou, na manhã desta terça-feira (6), da reinauguração do Museu da Energia, no Centro Histórico de Salvador. O espaço, que pertence à Coelba e fica localizado no primeiro andar do histórico prédio da distribuidora, na Praça da Sé, foi totalmente reformulado, com novas tecnologias e trazendo para o público experiências de imersão para que baianos e turistas conheçam a história da eletricidade e os conceitos da energia elétrica. A inauguração contou ainda com a presença do CEO da Neoenergia Coelba, Eduardo Capelastegui, e demais autoridades.

Durante o tour realizado no espaço reinaugurado, o prefeito relembrou as iniciativas sustentáveis desenvolvidas ou apoiadas pela administração municipal. “Com a sugestão e a proposta de ideias sustentáveis, a Prefeitura vem, ao longo dos anos, assumindo esse compromisso de apoiar iniciativas que tragam retorno e benefícios à sociedade soteropolitana. A implantação deste museu, e a consequente restauração do casarão que o comporta, vem para somar com uma série de intervenções que a Prefeitura vem implantando nesta região da cidade, que tem um dos centros históricos mais bonitos do mundo”.

O museu traz novos ambientes com projeção mapeada e tecnologia All in touch, que permite ao público compreender mais sobre o universo da eletricidade. Outra novidade do museu é o espaço Maker, focado na aprendizagem de alunos, além do projeto Aulas de Energia, criado com o intuito de sensibilizar estudantes e professores para a importância da economia de energia, através do conhecimento sobre a história da eletricidade, ótica e magnetismo. O espaço começa a funcionar a partir da próxima segunda-feira (12), das 8h30 às 17h, e aos sábados, das 9h ao meio-dia.

Demais iniciativas – Dentre as ações recentes no Centro Histórico que foram realizadas ou apoiadas pelo Município estão a implantação da Casa do Carnaval da Bahia, e a requalificação do Memorial das Baianas, além da reforma da Catedral da Sé e do Palácio do Tira Chapéu, no sentido de atrair moradores e turistas. Em outra vertente, as sustentáveis também têm sido foco da Prefeitura.

“Temos ações como o IPTU Amarelo, que além de comércios, também estendemos para residências, estimulando o uso da energia solar. Hoje, Salvador é na primeira capital mundial 100% iluminada por lâmpadas de LED, quer gerar uma grande economia na conta de luz, além da possibilidade de criar uma usina solar para mobilidade, impulsionando a proposta dos ônibus elétricos”, declarou Bruno Reis.

Na ocasião, o chefe do Executivo municipal convidou os representantes da Coelba para firmar nova parceria com a Prefeitura para a implantação de um novo Hub, dessa vez no Subúrbio Ferroviário. “Salvador hoje agradece a reabertura deste museu, para que possamos resgatar de forma definitiva esta região da cidade”, disse.

Criado: 06 Dezembro 2022