Mussurunga ganha novo ponto verde instalado pela Limpurb

O bairro de Mussurunga foi mais uma vez beneficiado com a instalação de um ponto verde, iniciativa promovida pela Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb). Antigo ponto de descarte irregular de materiais, a área junto ao muro situado atrás do Colégio Raul Sá, no Setor C, ganhou novos ares, com serviços de pintura, limpeza e jardinagem.

A transformação, ocorrida na semana passada, foi feita utilizando, inclusive, mais de 100 pneus usados, que foram decorados e serviram de caqueiros e jardineiras, com terra vegetal e mudas. Também foram instalados caqueiros de cimento, meio-fio para requalificação de passeios e até bancos doados pela Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal).

Seis agentes de limpeza estiveram envolvidos na ação, que tem o objetivo de extinguir pontos de descarte irregular em Salvador, além de instruir a população acerca do despojamento de resíduos corretamente. No ano passado, o bairro foi contemplado com um ponto verde na Rua Professor Plínio Garcez de Sena.

Atuando na região de Mussurunga há oito anos, o agente de limpeza João Fernandes, de 52 anos, disse que a implantação do Ponto Verde vai impactar na vida dos moradores de forma positiva. “Com certeza, está muito mais bonito. O local tinha um péssimo cheiro, e vivia cheio de lixos e ratos. Fiquei muito feliz com o resultado, isso vai diminuir nosso trabalho na coleta e tornar o ambiente muito mais agradável para todos”, disse.

A comerciante e moradora de Mussurunga, Francisca de Almeida, de 53 anos, alertou sobre a necessidade de conscientização da população. “Agora está muito melhor, mais organizado, limpo, bonito, mas não adianta fazer um serviço tão bom se o povo não se conscientizar que o lixo não pode ser descartado em qualquer lugar. É necessário que todos tenham educação para manter o ambiente limpo e salubre. Não é saudável viver na imundície e todos sabem disso”, afirmou.

Solicitação – A instalação do ponto verde ocorre com pedidos feitos pela população, através do 156 e fiscalizações realizadas pelo órgão. Com a comprovação da necessidade do local, técnicos da Limpurb realizam uma visita técnica e programam a implantação.

Há quatro anos, a Limpurb visita as comunidades e estuda locais onde os moradores não cumprem o horário da coleta, gerando acúmulo de lixo e entulho e, consequentemente, a formação de um ponto de descarte irregular. Os agentes do órgão contam com apoio da própria comunidade na identificação desses lugares.

Como forma de reduzir os impactos causados pelo descarte incorreto de resíduos nas ruas, a Limpurb instalou cerca de 113 pontos verdes na capital baiana, em 2021. O presidente do órgão, Omar Gordilho, explicou a importância da ação.

“Hoje, a realidade é diferente: a população nos pede que instalemos mais pontos verdes. Conseguimos tornar um ato cotidiano de recolhimento de resíduos em uma alternativa sustentável, educativa e bela para os cidadãos”, declarou.