Logo Prefeitura de Salvador

Mutirão de aplicação da vacina V10 em cães acontece no Parque da Cidade

Garantir a saúde de Zeus, um cão da raça Weimaraner, de apenas 48 dias de vida, foi o objetivo de Luzia Souza, moradora de Cajazeiras V, que levou o pet para ser imunizado com a vacina V10. “É muito importante manter a vacina dos nossos animais em dia, isso garante a saúde deles e previne diversas doenças”, conta. 

O imunizante está sendo distribuído gratuitamente em um mutirão, promovido pela Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis) no Parque da Cidade, das 8h às 16h até a quinta-feira (19). O imunizante protege contra as principais doenças que acometem os cães como cinomose, parainfluenza, adenovirose tipo 2, parvovirose, coronavirose e quatro tipos de leptospirose. 

De acordo com a titular da Secis, Marcelle Moraes, a oferta gratuita da vacina contribui para a proteção animal, além de garantir o acesso à saúde para os pets. “A V10 é uma vacina relativamente cara – o esquema completo chega a custar até 270 reais em algumas clínicas. Então, a oferta gratuita beneficia a sociedade, principalmente as pessoas com condições financeiras reduzidas”, explicou a gestora. 

Para ter acesso à vacina, o animal precisa estar saudável e ter pelo menos 45 dias de vida. Os responsáveis devem levar um documento pessoal com foto, cartão de vacina do animal e comprovante de residência. O cadastro é feito no local e por ordem de chegada. É permitida a vacinação de dois bichos por cada CPF. 

Para o animal que nunca tomou a vacina e que é filhote, é necessário obedecer ao intervalo mínimo de 21 dias entre as doses, para a aquisição de anticorpos contra as doenças. A dose de reforço também não deve ultrapassar o período máximo de 30 dias para aplicação. Em casos extremos de doença a vacinação pode ser adiada.

Criado: 17 Janeiro 2023

Skip to content