Mutirão de serviços beneficia moradores do Engenho Velho de Brotas

A comunidade do entorno do Centro de Convivência Socioassistencial Bariri das Artes, localizado no Engenho Velho de Brotas, foi beneficiada com o mutirão de serviços oferecidos pela Fundação Cidade Mãe (FCM), em parceria com o projeto Prefeitura-Bairro Itinerante, na manhã desta sexta-feira (27). A ação em rede disponibilizou serviços de Bolsa Família, vacina contra H1N1, teste rápido de Covid-19, Cartão SUS, atendimento jurídico, atualização de cadastro para o programa Primeiro Passo e cadastro no Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm).

Além dos serviços ofertados, a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), à qual a FCM é vinculada, disponibilizou um balcão do programa Alerta Salvador para sensibilizar a população sobre a violência contra a mulher. No local, foram distribuídos folders com o “violentômetro”, para que identifiquem os tipos de ações que se caracterizam como violência e busquem ajuda profissional.

“É gratificante viabilizar esse acesso a serviços que o cidadão tem por direito. Ações como essa promovem mudanças, de uma forma interessante, porque são feitas de forma articulada com outros serviços. Nossa atuação é voltada para crianças e adolescentes, mas entendemos que eles têm uma família e esta depende do acesso a estes serviços”, destacou a presidente da FCM, Isabela Argolo.

Também presente no mutirão, o secretário de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro, Kaio Moraes, destacou o evento como uma importante oportunidade para aproximar a população dos serviços ofertados pela administração municipal. “Atividades como essas aproximam a gestão pública ainda mais da comunidade e facilita a vida dos cidadãos”, avaliou Moraes.

O técnico de enfermagem Edilson Souza, 47 anos, aproveitou a proximidade do serviço de sua casa para atualizar o calendário vacinal com a dose contra a H1N1. “Dei prioridade para a vacina contra a Covid-19, e agora aproveitei o serviço aqui perto para atualizar a imunização contra gripe também. Esse tipo de atividade facilita muito o acesso de nós, moradores, que às vezes adia as coisas por precisar se deslocar para muito longe”, opinou.

A rotina da dona de casa Ane Caroline de Souza, 26 anos, tinha impossibilitado que ela buscasse os serviços da Prefeitura-Bairro para realizar o recadastramento do Bolsa Família. Após três anos com pendência no cadastro, ela conseguiu regularizar o benefício. “Faz tempo que tentava ir resolver essa situação e finalmente consegui, foi super-rápido, o pessoal prestativo, nos instruiu muito bem, um ótimo serviço”, destacou.