Mutirão do Empreenda Salvador chega a Brotas e Vila Laura

Fotos: Bruno Concha/Secom

O mutirão do Empreenda Salvador, programa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec) em parceria com o Sebrae, chegou aos bairros de Brotas, Engenho Velho de Brotas e Vila Laura. A iniciativa, que presta consultoria e capacitação para o fortalecimento e estímulo à geração de renda, leva a campo soluções para questões como presença financeira, fluxo de caixa, presença digital, implantação e adequação de delivery, e gestão eficiente para bares e restaurantes.

O bairro é o quarto visitado pela equipe de representantes da Prefeitura e do Sebrae, depois da Baixa dos Sapateiros, Barroquinha, Tancredo Neves e Caminho das Árvores. Com apoio da Secretaria Geral de Articulação Comunitária e da Prefeitura-bairro de Brotas, o mutirão acontecerá até a quarta-feira (10), das 9h às 12h, apresentando o programa aos comerciantes locais.

Ao acompanhar o mutirão, na manhã desta terça-feira (9), o subprefeito da região Centro/Brotas, Alan Muniz, explicou que o programa visa atender os comerciantes que desejam retomar a saúde financeira. ” A meta é agrupar esses negócios e promover os cursos preparatórios. O diferencial dessa abordagem ‘in loco’ é identificar as necessidades e oferecer a reestruturação do empreendedor”, disse Muniz.

Ele anunciou que Cosme de Farias e Vila Laura serão os próximos bairros beneficiados pelo programa. ” A ideia é mostrar que o poder público é parceiro, dando a mão aos estabelecimentos, especialmente os que estão abrindo e melhorando o comércio, fortalecendo o microempreendedorismo”. Segundo Muniz, somente no Engenho Velho, são em torno de 600 a 700 empreendimentos comerciais. “É um bairro histórico, com um comércio pungente e tenho certeza que, com a busca ativa, vamos identificar e qualificar para um novo momento”, previu.

O gestor de Territórios do Sebrae, Fabrício Barreto, conta que o mutirão na localidade tem sido interessante. “Estamos tendo contato direto com empresários, diferente de outros locais que têm mais funcionários, e assim desenvolvemos as ações. O empresário entende o valor da consultoria, percebendo a importância da visão de fora para dentro do negócio”, avaliou.

De acordo com Barreto, o balanço é positivo, mas espera mais adesão. “O que a Prefeitura está proporcionando é valoroso, a iniciativa oferece consultoria gratuita, ajudando a organizar finanças, preparando para e-commerce, estimulando turismo, estimulando todas as áreas, oferecendo produtos e soluções ”, destacou.

O comerciante Jailton Santos, de 37 anos, trabalha há mais de 15 anos em um comércio que passa de geração em geração, desde seus avós. “Acho interessante esse conjunto de ações. O Sebrae passou dicas importantes sobre o delivery, que vão ajudar com certeza”, afirmou.

O programa tem a proposta de oferecer consultorias gratuitas para tornarem os negócios sustentáveis e competitivos. Os empresários terão seis alternativas de solução para escolher para seu negócio: Presença Digital do Zero, Finanças – Gestão do fluxo de Caixa, Renova Varejo, Revigora Turismo, Gestão Eficiente de Bares e Restaurantes e Implantação/Adequação de Delivery. Após essa etapa, os consultores farão o diagnóstico de cada estabelecimento, para realizar a consultoria de forma personalizada.