Mutirão intensifica combate à dengue na região do Cabula e Beiru

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promove novo mutirão de combate à dengue nos bairros do Distrito Sanitário Cabula/Beiru, de amanhã a sábado (dias 15 a 17). A atividade começa a partir das 8h e tem como ponto de partida a Praça do Condomínio Arvoredo, em Tancredo Neves.

Logo depois, os agentes de endemias vão percorrer as ruas do Arraial do Retiro (Rua Direta do Arraial, 2ª Travessa do Arraial, Rua Padre Anchieta, Travessa via Serviço, Travessa São José, Av. Oliveira e Rua Santo Antonio). A intenção é inspecionar e eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti.

Durante a mobilização, serão intensificadas as inspeções casa a casa, além da realização de trabalhos de manejo ambiental, limpeza e remoção de lixo e materiais que possam se tornar criadouros de larvas e do mosquito. Também serão realizados palitação de material reciclável, ingresso em imóveis fechados abandonados, vistoria de depósitos elevados (como caixas d’água e calhas), distribuição de material educativo e orientação sobre a importância de manter o ambiente limpo. Os moradores poderão colocar entulhos e materiais inservíveis em frente às casas para recolhimento.

Com Índice de Infestação Predial de 5,1%, Cabula/Beiru é o quarto distrito a apresentar risco para ocorrência de uma epidemia da doença na capital baiana. A localidade está atrás apenas de São Caetano/Valéria (6,8%), Subúrbio Ferroviário (5,7%) e Boca do Rio (5,4%,).

Nas primeiras semanas da ação nos bairros dos distritos de São Caetano/Valéria, Subúrbio Ferroviário e Boca do Rio, foram recolhidas quase 239 toneladas de materiais inservíveis, lixo, entulho e mato. O mutirão contra dengue conta com a parceria da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Defesa Civil (Sindec) e Limpurb.