Mutirão municipal reduz em até 89% demanda reprimida por exames de imagem

Mais de 3,6 mil exames de imagem realizados. Esse é o balanço parcial do mutirão deflagrado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), para reduzir a demanda reprimida gerada durante a pandemia do coronavírus na capital baiana. Para ampliar a oferta pelos procedimentos, a gestão municipal iniciou, em 1º de abril, o credenciamento de hospitais e clínicas privadas interessadas em participar do mutirão para oferta de exames eletivos de imagem aos beneficiários do Sistema Único de Saúde (SUS).

A implementação da estratégia já conseguiu reduzir significativamente a demanda reprimida por alguns procedimentos, como tomografia de tórax, que apresentou diminuição de 89% na fila de espera; ressonância lombar, com queda de 57%; bem como um decréscimo de 29% da demanda por eletroneuromiografia.

Zerar demanda – O objetivo da pasta municipal é viabilizar, durante a mobilização, a abertura de cerca de 28 mil novas vagas para realização desses tipos de procedimentos, visando zerar a demanda reprimida na capital. Os pacientes atendidos no mutirão estão na lista de espera da Central Municipal de Regulação.

“É uma estratégia que já tem surtido efeitos positivos em nossa rede, com a redução importante da demanda reprimida, provocada pela pandemia de Covid-19 ao longo desses dois anos e meio, de alguns procedimentos de alta complexidade. Hoje, para diminuir esses impactos e reduzir a demanda reprimida por esses procedimentos, estamos com o mutirão em curso”, explicou o secretário da SMS, Décio Martins.

Hospital Municipal – O gestor da Saúde municipal destacou ainda que um mutirão de cirurgias eletivas também está acontecendo no Hospital Municipal de Salvador (HMS), na Boca da Mata. No total, estão sendo contemplados 12 procedimentos cirúrgicos, entre histerectomias, herniorrafias, hemorroidectomias, colescistomias por vídeo, dentre outras intervenções.

Mais de 150 procedimentos já foram realizados até o momento durante a estratégia no local, que garantirá a oferta de mais de mil cirurgias nos próximos meses na unidade hospitalar. A gestão municipal está investindo cerca de R$1,5 milhão para promover a mobilização.