Logo Prefeitura de Salvador

Nasa Talks será realizado em Salvador neste domingo (25)

O Nasa Talks, pré-evento do Nasa Space Salvador, será realizado na capital baiana neste domingo (25), às 10h, no Colabore, no Parque da Cidade. A atividade terá formato híbrido com programação virtual, por meio de uma experiência imersiva transmitida pelo canal do YouTube Space & Terra (www.youtube.com/c/SpaceTerra), e atividade presencial, no Colabore, no Parque da Cidade. 

Neste evento metaverso, os participantes terão a possibilidade de interagir com o candidato a astronauta civil brasileiro, Rodrigo Santiago. O Nasa Talks é uma parceria entre a Prefeitura, através da Diretoria de Inovação da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (Semit), e o Nasa Space Salvador.  

O diretor de Inovação na Semit, Luis Gaban, ressalta que o evento visa impactar o ecossistema de inovação em Salvador, trazendo conhecimentos práticos do que já é aplicado nos EUA. Para a realizadora local, Leka Hattori, o Nasa Talks busca desmitificar o metaverso “Pela primeira vez, o pré-evento terá esta experiência imersiva, com conteúdo de conhecimentos práticos e que estão acontecendo atualmente”, frisa.  

O anfitrião no metaverso, o candidato a astronauta civil brasileiro, Rodrigo Santiago, apresentará o tema “Metaverso: aplicação global na Internet 4.0”.  Ele é o primeiro brasileiro aceito no programa de formação de cientistas astronautas, é atualmente um dos diretores do International Institue for Astronautical Sciences (IIAS), que tem participação de 46 diferentes países. O IIAS é o primeiro local de pesquisas patrocinado pela indústria aeroespacial privada para voos em espaçonave comercial. 

Seu exemplo tem sido inspiração para uma nova geração de futuros astronautas e cientistas brasileiros. Envolvido atualmente no metaverso junto a Meta, ele vai mostrar no evento do Colabore, o case real de ciência. “O metaverso proporciona uma aceleração de testes científicos, não é algo somente para marketing, precisamos divulgar isso, é um espaço para muitas inovações, até na ciência espacial”, frisa.  

O acesso ao ambiente que Rodrigo estará no metaverso será restrito aos selecionados participantes desta edição do Nasa Space Salvador.  A programação do Nasa Space Salvador será no campus da Unijorge, nos dias 1º e 2 de outubro, e as inscrições seguem até esta sexta (23) no site www.nasa.spaceterra.org . Cerca de 300 pessoas participarão desta maratona de inovação realizada pela Nasa, que acontece mundialmente.

Skip to content