Nova etapa das eleições para Conselhos Comunitários acontece dia 23

A Diretoria-Geral das Prefeituras-Bairro, da Prefeitura do Salvador, prossegue com o calendário eleitoral para escolha dos membros que vão compor os dez Conselhos Comunitários da cidade. No dia 23, será a vez de mais três localidades comparecerem às urnas para eleger seus representantes. Uma delas é a região de Cajazeiras, que terá eleição das 9 às 12h, na Escola Municipal Francisco Leite, Rua Celika Nogueira, 146, Águas Claras.

Também, no mesmo horário, será realizada a eleição na área da Liberdade/São Caetano, na Escola Municipal Batista de San Martin, Avenida San Martin, 499, Largo do Tanque. Já no período da tarde, das 14 às 17h, acontece o pleito da região do Centro/Brotas na Escola Municipal Amélia Rodrigues, Rua do Amparo do Tororó, 329, Lapa.

No último sábado (9), foram escolhidos os membros dos Conselhos Comunitários do Subúrbio/Ilhas e Barra/Pituba. De acordo com o diretor-geral das Prefeituras-Bairro, Reinaldo Braga Filho, a votação aconteceu tranquilamente e a expectativa é de que o clima permaneça nas próximas votações. ‘”É importante lembrar também que, de acordo com o Edital n° 001/2003 (publicado no Diário Oficial do Município no dia 10 de setembro), a lista com todos os eleitos será divulgada oficialmente logo após a realização da última eleição, no dia 7 de dezembro”, ressaltou.

Os moradores da região de Itapuã/Ipitanga, que votarão no dia 30, devem ficar atentos à mudança do local de votação. Devido à sede da Prefeitura-Bairro estar em reforma, a eleição acontecerá na Escola Municipal Amélia Rodrigues, também em Itapuã.

Processo eleitoral

De acordo com o edital, a escolha dos membros será feita através de assembleia geral das associações da área de atuação de cada unidade de Prefeitura-Bairro. Só poderão votar os representantes das entidades e associações habilitados pela comissão eleitoral, cujos integrantes não poderão ser indicados como candidatos.

O voto será feito através de cédula e cada eleitor poderá escolher até três candidatos. Para votar, é necessário apresentar um documento de identidade com foto e está proibida a prática de “boca de urna” nos locais de votação. A eleição será fiscalizada pelos membros das entidades e associações que compõem a comissão eleitoral, composta por 15 membros, sendo 12 da própria população, escolhidos pelo critério de antiguidade. A apuração será feita no mesmo dia, logo após o encerramento da votação, e os eleitos terão os nomes encaminhados para nomeação, a ser publicada no DOM.

Serão considerados eleitos membros do Conselho Comunitário correspondente os candidatos com maior número de votos, na seguinte sequência: Presidente, Vice-Presidente, Primeiro-Secretário, Segundo-Secretário e assim por diante. Quem não obtiver votos suficientes será considerado candidato suplente e, em caso de empate, será eleito o candidato mais idoso. Os conselheiros eleitos em voto secreto terão mandato de dois anos. De acordo com o diretor-geral das Prefeituras-Bairro, Reinaldo Braga Filho, a expectativa é que ao menos 300 pessoas votem em cada região administrativa.

Próximas eleições

Dia 23/11 (sábado)

– Eleição do Conselho Comunitário de Cajazeiras, das 9 às 12h, na Escola Municipal Francisco Leite, Rua Celika Nogueira, 146, Águas Claras. Serão eleitos 15 membros.

– Eleição do Conselho Comunitário de Liberdade/São Caetano, das 9 às 12h, na Escola Municipal Batista de San Martin, Avenida San Martin, 499, Largo do Tanque. Serão eleitos 21 membros.

– Eleição do Conselho Comunitário de Centro/Brotas, das 14 às 17h, na Escola Municipal Amélia Rodrigues, Rua do Amparo do Tororó, 329, Lapa. Serão eleitos 19 membros.

Dia 30/11 (sábado)

– Eleição do Conselho Comunitário de Itapuã/Ipitanga, das 9 às 12h, Escola Municipal Jorge Amado, Avenida Dorival Caymmi, 484, Itapuã. Serão eleitos 21 membros.

– Eleição do Conselho Comunitário de Valéria, das 9 às 12h, na Escola Municipal Professor Milton Santos, Rua Jardim Terra Nova, s/n, Valéria. Serão eleitos 11 membros.

– Eleição do Conselho Comunitário de Cidade Baixa, das 14 às 17h, Escola Municipal Baronesa de Sauípe, Largo do Papagaio, s/n, Ribeira. Serão eleitos 13 membros.

Dia 7/12 (sábado)

– Eleição do Conselho Comunitário de Pau da Lima, das 9 às 12h, na Escola Municipal Dr. Orlando Imbassahy, Avenida São Rafael, s/n, São Marcos. Serão eleitos 13 membros.

– Eleição do Conselho Comunitário de Cabula/Tancredo Neves, das 9 às 12h, no Centro Social Urbano de Pernambués (Salão dos Idosos), Rua Thomaz Gonzaga, 150, Pernambués. Serão eleitos 21 membros.