Nova etapa do Salvador Social qualificará equipe técnica da Sempre

Uma nova etapa do projeto Salvador Social vai possibilitar a qualificação de 400 funcionários da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), com a oferta de oito cursos. A intenção é ampliar a qualidade da oferta de política pública na área de Assistência Social na capital baiana.

A ordem de serviço para a ação foi assinada na última sexta-feira (4), pelo titular da Sempre, Kiki Bispo, e de César Montes, representante da Fundacem – instituição responsável pelas capacitações. “Ao oferecer esses instrumentos de capacitação aos nossos servidores, a gente tem a certeza de que estamos contribuindo para uma assistência social mais potente e qualificada, capaz de transformar para melhor a vida de quem mais precisa de atendimentos, benefícios e auxílios”, destacou.

As capacitações vão promover a formação de multiplicadores no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (Suas). São mais de 500 horas de atividades, nas modalidades presencial e on-line, nas áreas de Especificidade e Interfaces da Proteção Social Básica no Suas, Atualização sobre Especificidade e Interfaces da Proteção Social Especial no Suas, Exercício do Controle Social, Atualização em Gestão Financeira e Orçamentária do Suas, Atualização em Vigilância Socioassistencial do Suas, e Atualização sobre o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil.

Também estavam presentes na ocasião a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Salvador (Cmass), Erica Bowes; a presidente do Conselho Municipal do Idoso (CMI), Daniela Simões; as diretoras de Proteção Social Básica e Especial, Emanuele Rodovalho e Kelly Morais, respectivamente; e o gerente da gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas), Marcelo Tourinho.

“Tivemos o maior número de convocação de servidores para a assistência social, e hoje temos o maior investimento, de R$800 mil, em qualificação profissional da história da Prefeitura de Salvador. Esse esforço, sem dúvidas, vai deixar um legado de aprimoramento e que reverbera em melhor atenção a quem mais precisa”, ressaltou Tourinho.

Salvador Social – O Salvador Social é uma iniciativa de Planejamento Estratégico da Prefeitura para modernizar e melhorar a qualidade e o acesso aos serviços de Saúde, Educação e Assistência Social. É o maior programa de investimento de impacto social da história de Salvador, fruto de um contrato com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Banco Mundial) desde julho de 2018, com financiamento total de U$250 milhões, mais U$250 milhões investidos com recursos próprios do Município.

A Casa Civil está encarregada da gestão do projeto e também da execução da assistência técnica, em parceria com as secretarias setoriais – Educação (Smed), Saúde (SMS), e de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre).