Nova feirinha beneficia 100 vendedores de hortifruti na Boca do Rio

O fim de linha da Boca do Rio está de cara nova, após a construção da nova Feirinha do bairro, que já proporciona mais conforto a comerciantes e consumidores na localidade. Situada na Rua Hélio Machado, a estrutura foi entregue neste sábado (17) pelo prefeito Bruno Reis e pelo titular da Secretaria de Ordem Pública (Semop), Alessandro Lordello.

Em discurso, o prefeito ressaltou que a nova estrutura faz parte do esforço municipal em ordenar o comércio ambulante em Salvador. “Temos tido um cuidado especial com feirantes e ambulantes da cidade, pois sabemos da importância deste segmento para a nossa economia. Aqui na Feirinha da Boca do Rio, a estrutura contribui para que os ambulantes fiquem mais protegidos e não percam suas mercadorias ao atuarem a céu aberto, além de contribuir para a melhoria da mobilidade no bairro”, ressaltou.

As obras tiveram duração de 80 dias e envolveram a construção de um espaço com capacidade para abrigar 100 feirantes. Os trabalhadores também receberam barracas padronizadas para comercialização de produtos de hortifruti.

A feira possui cobertura isotérmica, solução que diminui o impacto do calor promovendo maior bem-estar, piso intertravado, drenagem para evitar que alagamentos ocorram em dias de chuva, além de lixeiras. O investimento é de R$500 mil.

A vencedora ambulante Rita Calazans de Souza, de 60 anos, agradeceu à Prefeitura pela nova estrutura. “Aqui eu tomava chuva ou ficava com o sol na cabeça, com risco de ser atropelada. Olharam realmente pra gente. Até os clientes estão elogiando”, disse.

Atuando na Boca do Rio há três décadas, Marinalva Lima, de 43 anos, afirmou que a estrutura vai dar mais segurança aos trabalhadores e clientes. “Vamos sair do meio da rua, atuar de forma organizada, cada um no seu próprio canto. Até os equipamentos vão durar mais, porque antes ficavam expostos ao tempo”, declarou.

Demais locais – O prefeito ressaltou ainda que outros locais também vêm sendo beneficiados com a ação de ordenamento do comércio ambulante, a exemplo da Feira do Riachuelo, na Praça Marechal Deodoro (Mãozinhas), no Comércio; da Rótula da Feirinha, em Cajazeiras X; e da Feira de Fazenda Coutos. Até o fim da gestão, estão previstos mais dez novos espaços, incluindo a requalificação da Feira do Curtume, cujas obras devem ser iniciadas em breve.

“Com essas ações, nosso objetivo é gerar oportunidades de emprego e renda para a população. Só assim vamos conseguir combater as desigualdades sociais em Salvador”, finalizou Bruno Reis.

Criado: 17 Setembro 2022