Nova oficina discute Projeto Pilar neste sábado (19)

A Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) realizou, na manhã deste sábado (19), mais uma oficina com a comunidade do bairro do Pilar, com o objetivo de promover a participação ativa dos moradores no processo de decisão para o desenvolvimento do Plano Pilar. O encontro aconteceu no Trapiche Barnabé, localizado no bairro do Comércio.

O encontro possibilitou que os moradores pudessem expor suas ideias para as cinco áreas do entorno da localidade: Praça Marechal Deodoro, da quadra infantil, das oficinas e as áreas próximas à ocupação do MSTS e ao Condomínio Santa Luzia, na Avenida Jequitaia. A abertura do encontro foi realizada pela diretora de Planejamento da FMLF, Beatriz Lima, e do subprefeito do Centro/Brotas, Alan Muniz.

Além disso, foram formados grupos com moradores das cinco áreas, que seguiram em visitas técnicas in loco com um técnico da Fundação. Após a visita, os moradores apresentaram propostas para modificação ou manutenção de aspectos em cada local.

“A percepção e as experiências vividas no Pilar por seus próprios moradores são fundamentais para a elaboração das propostas de melhoria”, observou a presidente da FMLF, Tânia Scofield. Ela acrescentou ainda que essa, inclusive, é a única forma possível do poder público criar um pacto de confiança e respeito com a comunidade. “É o caminho para construirmos o futuro do Pilar como uma responsabilidade de todos”, concluiu.

Morador do bairro há quase 55 anos, Beneildo Rebouças participou da reunião e deixou uma sugestão para as mudanças da localidade. “Espero que, com a Fundação nos ouvindo, a gente tenha um espaço de lazer para a comunidade, como uma quadra, além de fazer uma limpeza nas encostas. Quanto mais benefício para a comunidade, melhor”.

Aos 38 anos, Tatiana Oliveira mora atrás do Trapiche Barnabé desde um ano de idade e fez questão de estar presente na reunião. “Eu espero que realmente a gente conte com essa ajuda do governo. Aqui tinha que ter uma escola e creche para as crianças, uma quadra de esportes, que reveja o horário do Plano Inclinado para beneficiar a nós, moradores, que precisamos deste meio de transporte. Se for um projeto para abraçar todo o Pilar, é o que a gente quer e precisa”.

Construção participativa – O Projeto Pilar é fruto de um acordo de cooperação técnica da Unesco , assinado entre a Prefeitura, por meio da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), e o Instituto Carlinhos Brown, em agosto de 2020. O objetivo é incrementar um conjunto de ações – urbanísticas, culturais, educacionais, econômicas e de incentivo ao uso habitacional – voltadas para o desenvolvimento sustentável do bairro do Pilar.

Coordenado pela FMLF, o plano, embora ainda esteja em construção coletiva, já contempla diversas demandas da comunidade. Dentre eles está a implantação de uma unidade do Casa So+Ma para recebimento de resíduos recicláveis, e de uma horta comunitária, dentro do projeto Hortas e Pomares Urbanos, da Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis). Pelo caráter multidisciplinar, o projeto também envolve outros órgãos municipais.