Nova praça Olga Mettig é inaugurada no Jardim Baiano

Moradores da localidade do Jardim Baiano, em Nazaré, já contam com um novo e amplo espaço de lazer para curtir entre amigos e familiares: a Praça Olga Pereira Mettig. Com área de 2,9 mil m², o equipamento foi entregue pelo prefeito Bruno Reis na noite da quinta-feira (17) e dispõe de diversos atrativos, mobiliários urbanos e aparelhos de ginástica.

O prefeito ressaltou o esforço que a Prefeitura tem feito para requalificar áreas públicas da cidade, executando as intervenções com recursos próprios. “Esta é uma grande praça da nossa cidade e ficamos felizes por entregar espaços tradicionais como este. A comunidade foi ouvida e os equipamentos instalados aqui foram escolhidos pelos próprios moradores”, explicou.

O gestor também destacou que espaços públicos como este são, por vezes, a única área de convivência das comunidades. “Muitos prédios aqui no entorno são mais antigos e não têm área de lazer. Aqui os moradores usam esta praça como ponto de integração, interação e diversão no bairro. Esta ação é a mesma que está sendo realizada em todos os 170 bairros da cidade, praticamente concluindo as obras solicitadas pela população através do programa Ouvindo Nosso Bairro”, detalhou Bruno Reis.

Construída pela Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), a praça possui um conjunto de poltronas e mesas, ideais para bate-papos e descansos ao ar livre. Há também um parque infantil equipado com Casa de Tarzan – cuja estrutura é composta por escorregador, escalada de corda, escada e rampa – além de um balanço, uma escorregadeira, uma gangorra, um conjunto de amarelinha e cercado em tubo galvanizado.

Uma mesa de pingue-pongue também está disponível para os amantes do esporte, e os tutores de cães podem levar o bichinho de estimação para brincar no cachorródromo construído no local. Esse espaço é equipado com seis piquetes decorativos, uma casa de cachorro, quatro manilhas decorativas, seis paraciclos decorativos e um cercado.

Mais atrativos – Para incentivar a prática de atividades esportivas, a Praça Olga Mettig possui aparelhos para exercícios e alongamentos. As atividades podem ser feitas em simuladores de funções, de prancha abdominal e multi-exercitador. A lista de aparelhos inclui ainda barras de apoio e paralela, um esquiador individual, um de remadas sentada, giro triplo e cavalgada duplo.

A decoração e o paisagismo da praça também foram levados em consideração no projeto. Foram instaladas seis esculturas em esferas de concreto, nove esculturas de pássaros de concreto, e colocadas grama sintética e natural. Toda a iluminação da área é em LED.

Morador do entorno a uma década, Henrique Fonseca celebrou a entrega da praça Olga Mettig e afirmou que já vem fazendo uso do espaço, trazendo o cachorro para brincar no local. “Esta praça estava abandonada e foi uma grande conquista que a Prefeitura nos concedeu. Essa reforma foi muito importante para acabar com a bagunça e até venda de drogas que tínhamos aqui e que deixava o local inseguro”, contou.

Balanço – A Prefeitura já entregou a população 228 praças construídas ou requalificadas desde o início da atual gestão municipal. Outras 58 praças estão passando por intervenções neste momento em diversos pontos da cidade.

Criado: 18 Novembro 2022