Nova Sala de Leitura é inaugurada no Parque Social

Na manhã desta terça-feira (29), Dia Nacional do Livro, Salvador ganhou a 17ª Sala de Leitura, desta vez na sede do Parque Social (antigo Mais Social), no Itaigara. A estrutura, batizada de Graciliano Ramos, faz parte do projeto Leitura para Todos, desenvolvido pelo Instituto Oldemberg de Desenvolvimento e que, na capital baiana, conta com a parceria da Prefeitura do Salvador através da Fundação Cidade-Mãe (FCM) e Secretaria Municipal da Educação (Smed), além da empresa Ferreira Costa e da Editora Record.

A nova sala já pode ser frequentada pela população, principalmente pelos moradores do entorno do Parque Social, e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. O acervo gratuito conta com mil livros, sendo metade deles para empréstimo. Quem quiser levar para casa um exemplar para posterior devolução deverá fazer um cadastro, sem custos. De acordo com a presidente da instituição, Maria do Rosário Magalhães, já está sendo montado um sistema informatizado para agilizar e facilitar o acesso dos livros pelos usuários.

“A instalação da Sala de Leitura aqui no Parque Social tem o intuito de valorizar o ser humano de forma mais ampla, para que ele possa ampliar o próprio conhecimento e raciocínio, ter uma nova visão de mundo. É um espaço importante onde as pessoas poderão se desenvolver mais como indivíduo, principalmente porque teremos como foco da instituição o empreendedorismo social. Tudo foi feito com muito carinho”, destacou dona Maria do Rosário.

A cerimônia de inauguração contou com a participação da presidente da FCM, Risalva Telles, e com 150 representantes de associações e de moradores do entorno que conheceram o novo ambiente. Na ocasião, foi apresentado um vídeo sobre a importância da leitura como ferramenta para uma nova percepção de mundo.

Projeto

O projeto “Leitura para Todos” foi idealizado pela fundadora do Instituto Oldemburg de Desenvolvimento, Cristina Oldemburg, e começou a ser desenvolvido em 2003 através de doação de acervo. A ação tem como objetivo ampliar o acesso por meio de parcerias com gestores públicos e iniciativa privada, permitindo a formação de novos leitores, principalmente de comunidades carentes.

Em Salvador, foram instaladas 17 Salas de Leitura. São disponibilizados, em cada unidade, 500 títulos duplicados, um para leitura no local e outro para empréstimo, somando, portanto, mil títulos, abrangendo diversas áreas de interesse, entre as quais literatura brasileira, estrangeira e infantil, desenvolvimento pessoal, história, filosofia, ciências sociais e ciências aplicadas à tecnologia, doados pela Editora Record.

Instituições beneficiadas em Salvador

Fundação Cidade Mãe – Salas de Leitura Graciliano Ramos