Nova Sussuarana ganha unidade de saúde que atenderá 700 pessoas por dia

A localidade de Nova Sussuarana passa a ter ampliada a oferta de serviços de atenção integral à saúde, desde o recém-nascido até o idoso, através de atendimento médico, de enfermagem e odontológico. Nesta sexta-feira (2), o prefeito Bruno Reis, ao lado do secretário municipal da Saúde (SMS), Décio Martins, inaugurou mais uma Unidade de Saúde da Família (USF) na região, com capacidade de atendimento de até 700 pessoas por dia.

O prefeito destacou a revolução na saúde da capital nos últimos anos. “É uma alegria retornar a este bairro em menos de um mês, para entregar uma segunda unidade de saúde. Salvador saiu de 18% de cobertura da atenção básica, em 2013, e agora vamos nos aproximar da casa dos 60%. Podem ter certeza que a cidade já é uma referência na prestação do serviço de saúde, e nunca é pouco lembrar qual era a realidade dos cidadãos. Tínhamos apenas uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e hoje temos dez. Salvador esperou 470 anos para ter um hospital municipal, que hoje é uma realidade, e ainda iremos construir nossa primeira maternidade municipal”.

O titular da SMS ressaltou a importância da ampliação da rede de atenção básica da capital baiana. “Esse era um desejo antigo da comunidade de Nova Sussuarana, que a Prefeitura realiza neste momento. A alegria da população revela o quanto desejavam esse posto. Somente nos últimos três meses foram duas unidades inauguradas em Sussuarana, a sexta unidade da gestão. Hoje estamos com 160 unidades básicas de saúde na cidade”, destacou Martins.

Moradora da comunidade, a vendedora Pureza Amorim, de 61 anos, afirma que a unidade de saúde é uma vitória para a população, que precisa se deslocar para outros bairros quando precisa de atendimento. “É uma iniciativa muito importante, pois as pessoas precisam de atendimento rápido, urgências e para buscar medicamentos e tendo um posto mais perto de casa já facilita a vida. Aqui consigo renovar receitas, pegar a medicação no tempo devido. Para mim e minha família é uma ajuda imensa, pois conseguimos chegar em menos de dez minutos”.

Estrutura – A USF Nova Sussuarana prestará assistência à população do bairro de Sussuarana e adjacências, com a oferta de serviços voltados à promoção, prevenção, recuperação e reabilitação das doenças mais frequentes, bem como na manutenção da saúde da população assistida. A construção contou com investimento de R$1,3 milhão.

O local possui quatro equipes multiprofissionais entre médicos, enfermeiros, dentistas, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde. De acordo com a SMS, 16 mil pessoas deverão ser cadastradas e acompanhadas pelas equipes assistenciais.

A estrutura é composta por recepção/arquivo de prontuários, 12 consultórios (quatro deles com sanitário), salas de vacina, de curativo e de procedimento, farmácia, além de mais quatro consultório odontológicos, sanitários, copa/cozinha, sala de esterilização, abrigo de resíduos sólidos e DML (depósito de material de limpeza).

O atendimento poderá ser prestado na própria unidade de saúde, no domicílio quando necessário, ou em outros equipamentos sociais da comunidade, permitindo que as ações de saúde se aproximem do cotidiano da comunidade. Com intuito de garantir o princípio da integralidade da atenção, serão realizados os programas de pré-natal, hipertensão, diabetes, controle da tuberculose, hanseníase e doença falciforme.

Além disso, a USF dispõe dos seguintes serviços complementares: curativo, coleta de material para exames laboratoriais, vacinação, marcação de consulta para outras especialidades e outros exames ofertados no município, dispensação de medicamentos básicos e confecção do cartão SUS (2ª via).

Cobertura – Com a inauguração da USF Sussuarana, a cobertura de atenção primária à saúde do Distrito Sanitário Cabula-Beiru, no qual a unidade faz parte, passa de 50,59% para 53,89%. O território dispõe de 24 postos.

Nos últimos anos, Salvador investiu para ampliar da cobertura da atenção primária à saúde, passando de 18% em 2012 para 53,88% no ano de 2022, conforme dados do Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (Sisab). Já são 160 estruturas em funcionamento, entre unidades básicas e USFs.

Somente entre 2021 e 2022, a Prefeitura entregou a UBS Vila Matos (Rio Vermelho), USF Gal Costa (São Marcos), UBS Periperi, USF Lealdina Barros (Engenho Velho da Federação) e USF Sussuarana I.

Criado: 02 Setembro 2022