Logo Prefeitura de Salvador

Nova titular da SMS inicia vistorias técnicas nas unidades de saúde de Salvador

A vice-prefeita e secretária de Saúde de Salvador (SMS), Ana Paula Matos, deu início a uma série de visitas técnicas aos equipamentos da pasta, nesta sexta-feira (20), a partir do Multicentro da Liberdade. O objetivo foi conhecer de perto a estrutura, a atuação dos profissionais, logística e formato da prestação de serviços aos pacientes, além de dialogar com os usuários para identificar oportunidades de intervenção e melhorias. 

“O olhar atento e a escuta permanente serão base da nossa gestão. Por isso, fiz questão de iniciar os trabalhos vistoriando os equipamentos de saúde municipais. Estamos conhecendo detalhadamente o mecanismo de trabalho, não apenas no contexto administrativo, mas também na ‘ponta’, porta de entrada do acolhimento ao cidadão”, afirmou Ana Paula. 

No caso do Multicentro Liberdade, para dar maior agilidade ao atendimento, umas das primeiras medidas adotadas foi o reforço do serviço de marcação de exames e consultas da unidade, com o acréscimo de mais dois guichês de atendimento, sendo um específico para idosos, gestantes e pessoas com necessidades especiais. A unidade oferece mensalmente mais de 30 mil atendimentos entre consultas, exames e procedimentos de atenção básica como vacinação, curativos, testes rápidos e dispensação de medicamentos. 

As visitas seguirão por toda rede para elaboração de um relatório estratégico de intervenção, com o objetivo de avançar e melhorar na prestação desses serviços para a população. A gestora destaca ainda que com a situação da Covid-19 sob controle, devido ao sucesso da vacinação em massa dos soteropolitanos, as ações da pasta vão priorizar as demandas represadas pela pandemia. 

“Nosso interesse é melhorar o atendimento, tornando os serviços especializados ainda mais acessíveis e estruturados, além de aumentarmos gradativamente a capacidade de acolhimento e atendimento, já que nos últimos três anos um mesmo tema dominou a saúde no mundo, que foi a Covid”, declarou Ana Paula. Umas das propostas estudadas é a retomada dos mutirões nos Multicentros nos finais de semana, cuja iniciativa garantiu a execução de 600 mil atendimentos especializados no ano passado.

Criado: 20 Janeiro 2023

Skip to content