Nova unidade de saúde da Santa Mônica é entregue à população

A Prefeitura de Salvador reinaugurou nesta quarta-feira (12) a Unidade de Saúde da Família (USF) de Santa Mônica, que foi totalmente reformada, equipada e mobiliada para ofertar serviços de atenção integral à saúde. Com a recuperação da estrutura física, o prédio passou a ter capacidade para atender 330 pessoas por dia através da atuação de duas equipes de saúde da família e uma de saúde bucal compostas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas, auxiliares e 12 agentes comunitários que realizarão 100 visitas domiciliares diárias.

A unidade da Santa Mônica foi implantada em 2004 pelo atual secretário municipal da saúde, José Antônio Rodrigues Alves, que à época era titular da pasta no Estado. Porém, a falta de manutenção e conservação fez com que a unidade não oferecesse condições apropriadas de trabalho aos profissionais, nem de atendimento aos pacientes, sendo necessária a intervenção.

Durante a solenidade, o prefeito ACM Neto destacou a preocupação da gestão em garantir assistência de qualidade à população de Salvador. “Quando assumimos existiam vários projetos parados no Ministério da Saúde e verbas sem aprovação. Ao colocarmos ordem na casa, procuramos resgatar o máximo possível de recursos externos que permitissem um grande esforço na melhoria da rede assistencial do município. Os recursos de Brasília não seriam suficientes para fazer o volume de obras que precisávamos para suprir anos de deficiência. Por isso esse governo tomou a decisão de começar a transformação da cidade pela saúde e hoje podemos afirmar que até abril teremos requalificado 70% da rede”, afirmou o prefeito, destacando que apenas no ano passado foram reinaugurados cerca de 50 postos e convocados dois mil profissionais.

Na ocasião foi anunciada a ampliação física da unidade, o que permitirá a atuação de mais uma equipe de saúde, atendendo um número maior de pessoas do bairro. ACM Neto também destacou as construções da UPA e de uma unidade básica no bairro de San Martim e do Multicentro da Liberdade. “O ano de 2014 também será o ano de entrega das unidades de atendimento 24 horas que prestarão serviços de urgência e emergência. Aqui bem perto, vamos ter a UPA San Martim, bem como uma nova unidade de saúde com três equipes completas e um Multicentro que oferecerá consultas especializadas. Com isso vamos resolver 100% do problema da falta de assistência na área, beneficiando ainda os bairros do IAPI, Pau Miúdo, Pero Vaz, Curuzu, Cidade Nova e Caixa D’água. Vamos fazer em um ano na saúde pública dessa região o que não se investiu em décadas”, comemorou.