Novo Bate-Estaca será entregue nesta quinta-feira (10)

Os 1,6 km de extensão do canal do Bate-Estaca, localizado no bairro do Uruguai, foram completamente requalificados pela Prefeitura e vão ser entregues à população nesta quinta-feira (10), às 18h, na quadra da Liga Esportiva Marques da Silva. A intervenção, com investimento total de R$1,2 milhão, teve o projeto elaborado pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), execução coordenada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Defesa Civil (Sindec) e participação de diversos órgãos municipais, como a Secretaria de Ordem Pública (Semop), Companhia de Desenvolvimento Urbano (Desal), Superintendência de Conservação e Obras Públicas (Sucop) e Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb).

Revitalização-02A obra contou com limpeza e recuperação de toda a infraestrutura do canal, a exemplo da substituição de mais de 200 placas de cobertura, pintura decorativa e recuperação dos passeios. Sobre o canal, que está com ares de calçadão, foram instalados cinco espaços de convivência, protegidos com material acrílico e contendo bancos e mesas para bate-papo ou jogos, além de paisagismo com grandes vasos de plantas. Foram construídos, ainda, pontos de passagem tanto para veículos quanto para pessoas com mobilidade reduzida.

Ainda na parte central do canal foi instalada nova iluminação com 49 postes e duas luminárias de 400w cada. O sistema é o mesmo utilizado em projetos de iluminação de outras regiões da cidade, a exemplo da orla da Barra, e tem menor impacto ambiental e maior eficiência energética.

Melhorias – O entorno do canal do Bate-Estaca também recebeu melhorias, como a repavimentação dos dois lados da via e recuperação e pintura de passeios. Uma área localizada em uma das transversais que fora ocupada irregularmente deu lugar à Praça Central do Canal, que conta com parque infantil, equipamentos de ginástica e arborização. A quadra poliesportiva, única área de lazer existente até então na localidade e que estava quase destruída, foi recuperada e passa a ter alambrado e nova iluminação.

A doméstica Débora Teles dos Santos, de 35 anos, parabenizou a Prefeitura pela obra no local. “Está de parabéns, a gente nunca imaginou que ia ter um projeto assim, antes era péssimo, mau cheiro e canal aberto”. O comerciante Jersimar Rocha, de 28 anos, é outro que concorda com a empreitada. Ele disse que antigamente era um caos, com a vala aberta e sem saneamento nem iluminação. “Hoje está 75% melhor, mas depende dos cidadãos para preservar o que foi feito, até porque antigamente era feio, ninguém passava. Hoje, em termos de infraestrutura, está uma beleza”.