Novo hospital reforçará saúde e geração de empregos em Salvador

O prefeito Bruno Reis participou, nesta terça-feira (29), da solenidade de lançamento da pedra fundamental do Hospital Aliança Star. A nova unidade, gerida pela Rede D’Or e pela Companhia de Participações Aliança da Bahia, tem previsão para ser concluída no final de 2023 e integrará um complexo de saúde particular de alto padrão, composto por 47 mil metros quadrados de área, ao lado da atual estrutura do hospital, na Avenida Juracy Magalhães Júnior.

O evento, que marca o início das obras de construção do equipamento, também contou com as presenças do vice-presidente do conselho da Rede D’Or, Heráclito Gomes; do diretor regional da instituição, Rafael Vita; além dos secretários municipal e estadual da Saúde, Leo Prates e Fábio Vilas-Boas, respectivamente, entre outros gestores.

“O Aliança nasceu como um dos principais hospitais do Brasil. Nesses 30 anos, essa unidade se manteve na liderança e há muito tempo esperávamos sua ampliação para que pudesse ocorrer um salto na qualidade dos serviços. Quando houve a celebração da parceria com a Rede D’Or comemoramos, porque sabíamos da capacidade de gestão e dos investimentos que viriam”, ressaltou Bruno Reis.

Para o prefeito, a partir da construção desta nova estrutura, a capital baiana passará a ser destaque no Norte-Nordeste na área de saúde. “Isso vai fazer com que Salvador se torne um polo de serviços de saúde. Vamos consolidar nossa cidade nessa região. Existem outros investimentos privados que, somados aos esforços do grupo D’Or, irão gerar diretamente, nos próximos anos, 7 mil empregos diretos. Teremos a capacidade de atrair milhares de pessoas de todos os cantos do Brasil que virão aqui para buscar atendimento, fazer cirurgias e ter acompanhamento médico”, disse.

Com isso, toda uma cadeia produtiva será ativada, acrescentou o chefe do Executivo municipal. “Salvador precisava, para mudar sua matriz econômica que ainda é pobre, identificar novos nichos de desenvolvimento. E a área da saúde pode ser um desses novos nichos. Além de gerar empregos, a vinda de laboratórios, de indústrias de medicamentos e de insumos será estimulada”, pontuou.

A Prefeitura tem buscado dar todo o estímulo para a captação de empreendimentos na capital baiana, tanto na desburocratização e na agilidade dos processos de licenciamento, quanto na concessão de incentivos fiscais. Dentre os instrumentos estão os novos Código de Obra, Lei de Ordenamento, Uso e Ocupação do Solo (Louos) e Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU).

Complexo – O complexo Aliança Star vai trazer ao estado assistência personalizada, disponibilizando serviço nível premium com corpo médico de alta qualificação. As obras envolverão, ainda, modernização do centro cirúrgico atual, ampliação da capacidade operacional e reordenamento dos fluxos e acessos hoje disponíveis. O investimento para a implantação da nova unidade é de R$587 milhões.

Além disso, o volume de atendimento médico será expandido, passando dos atuais 173 leitos disponíveis para 369. Também haverá aumento na capacidade dos atendimentos de emergência, que saltará de 40 mil por ano para 120 mil por ano.

A capacidade anual de internações, por sua vez, sairá de 10 mil para 23 mil e o teto de cirurgias por ano duplicará, indo de seis mil para 12 mil após a expansão. Pelo menos 2,8 mil novos profissionais serão contratados quando a nova estrutura estiver operante.

Compromisso – Além do Aliança, a Rede D’Or é responsável pela gestão dos hospitais São Rafael, Cardiopulomar e Centro de Hematologia e Oncologia da Bahia. “Essa companhia entende que tem obrigações junto aos cidadãos, não apenas com clientes de planos privados que nos procura. Na pandemia, já investimos cerca de R$ 320 milhões, auxiliando diversas prefeituras e estados no Brasil afora”, afirmou o vice-presidente do conselho da Rede D’Or, Heráclito Gomes.

Ele aproveitou o ato de lançamento da pedra fundamental do complexo hospitalar para agradecer o empenho de todos os trabalhadores da área da saúde envolvidos diariamente no enfrentamento à crise sanitária.