Logo Prefeitura de Salvador

Novo Mané Dendê capacita cooperativas de materiais recicláveis

O projeto Novo Mané Dendê, executado pela Prefeitura de Salvador, promove a capacitação e assistência técnica para cooperativas de materiais recicláveis situadas na bacia do Rio Mané Dendê, no Subúrbio Ferroviário. As atividades são fomentadas com a assessoria da Badame – Negócio de Impacto Social e Desenvolvimento Sustentável. 

A Cooperativa de Reciclagem e Serviços do Estado da Bahia (Cooperes), localizada na poligonal do projeto, no bairro de Ilha Amarela, será completamente reestruturada. Os investimentos preveem a instalação de centro de triagem, equipamentos e qualificação da mão de obra dos cooperados. Dessa forma, espera-se o aprimoramento da atuação e ampliação do volume de resíduos recicláveis recuperados, evitando que sejam destinados ao aterro sanitário ou descartados inadequadamente na natureza. 

 “Nós somos premiados através do projeto novo Mané Dendê. Já nos trouxe vários resultados com essas pessoas técnicas de grande experiência. Eles estão nos ajudando agora na organização dos nossos setores e também vai nos ajudar no futuro, afinal, com o aumento de volume do trabalho, será necessário ampliar mão de obra, dando oportunidade para novos cooperados”, declarou Elias Pires, presidente da Cooperes. 

Lixo eletrônico – As famosas garrafas pet, potes de shampoo, sacolinhas, metais, vasilhas de alimentos, fios de telefone, papelão, papel branco e o papel misto – que é o papel com muita tinta – são os materiais mais recebidos na cooperativa. É importante destacar que o “lixo eletrônico” – Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos (REEE) – também é bem-vindo, como por exemplo, celulares, máquinas de lavar, tanquinhos e aparelhos de TV, sejam eles antigos ou modernos. 

 “O projeto busca adequar e ampliar a coleta seletiva na região do subúrbio, a reestruturação e capacitação da cooperativa é um importante passo. Vai permitir melhores condições de trabalho e uma renda melhor para os cooperados”, destacou Danilo Sobrinho, gerente ambiental do projeto. 

Como participar – Os moradores da poligonal que tiverem interesse em separar e dar o destino adequado aos materiais recicláveis, podem doar diretamente na Cooperes, que fica na Rua Boa Esperança de Ilha Amarela, 84, no bairro de Ilha Amarela. O funcionamento é de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 12h. 

Valdemil de Jesus, 47 anos, é uma das beneficiadas pelo trabalho desenvolvido pela Cooperes. “Antes de entrar na cooperativa, coloquei um monte de currículo. Eu sou cooperada faz nove anos, faço parte da triagem. Tenho cinco filhos, recebo bolsa família e com o dinheiro da cooperativa, consigo seguir a vida”, comemorou. 

Saneamento ambiental – Danilo Sobrinho explica a importância da reciclagem. “A triagem dos resíduos recicláveis permite a reutilização ou reciclagem desses materiais, o papel das cooperativas é valoroso e indispensável, porém quanto maior o envolvimento da população melhores serão os resultados. A reciclagem contribui para reduzir a poluição do solo, água e ar, melhora a qualidade de vida das pessoas, proporcionando também ganhos sociais, gerando trabalho e renda”. 

O projeto Novo Mané Dendê corresponde à primeira etapa do Programa de Saneamento Ambiental e Urbanização do Subúrbio de Salvador, com intervenções nas localidades do Alto da Terezinha, Itacaranha, Ilha Amarela, Plataforma e Rio Sena. O objetivo é contribuir para o bem-estar econômico e a qualidade de vida da população da bacia do Rio Mané Dendê, nas esferas econômica, social e de saúde, através da melhoria sustentável das condições socioambientais e de urbanização.

Criado: 16 Novembro 2022

Skip to content