Novo Mané Dendê é apresentado à comissão da OAB-BA

O projeto Novo Mané Dendê, coordenado pela Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), recebeu representantes da Comissão Especial do Terceiro Setor da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OAB-BA), na tarde desta quarta-feira (26), na sede da pasta, no Comércio, para apresentar as ações e o andamento do projeto realizado no Subúrbio Ferroviário. A Prefeitura de Salvador está investindo cerca de R$ 600 milhões na urbanização e saneamento que está devolvendo a qualidade de vida da população da bacia do Rio Mané Dendê.

Durante o encontro, o diretor da Unidade Gestora do Projeto (UGP), Jessé Carvalho, apresentou todas as etapas das intervenções e diretrizes, além do planejamento e cronograma do programa. “Todas as ações dessa iniciativa são realizadas com transparência e, ao longo da execução das ações, nós recebemos diversos entes para evidenciar a importância das iniciativas que estamos trabalhando em cinco bairros do Subúrbio de Salvador”, explicou.

A reunião também teve a presença da advogada Karine Rocha, presidente da Comissão Especial do Terceiro Setor da OAB-BA; o advogado Jeferson Santos, membro da Comissão Especial do Terceiro Setor da OAB-BA, e de representante da comunidade da poligonal. Também estiveram presentes Mariana Dias, gerente de reassentamento do Projeto Novo Mané Dendê; Lidiane Bittencourt, advogada da Unidade Gestora do Projeto (UGP); Sandra Sanches, gerente da Unidade Gestora do Projeto (UGP); Cecília Araújo, coordenadora do escritório social e Gabriela Macedo, advogada do mesmo local.

“Eu fiquei muito feliz com a reunião, na qual conheci de perto as etapas do projeto que já foram executadas e as que ainda serão. Realmente foi uma aprendizagem muito grande e imagino o desenvolvimento econômico que vai ter essa área em relação ao projeto Mané Dendê. A Comissão do Terceiro Setor vai ter um papel importantíssimo nesse diálogo com as associações e as lideranças” afirmou Karine Rocha.

Entregas e execução – A primeira etapa das obras foi entregue em setembro e as melhorias proporcionadas já são realidade para os moradores da região. A intervenção envolveu principalmente serviços de micro e macrodrenagem, abastecimento de água e esgotamento sanitário, além de pavimentação e novas áreas de lazer em Ilha Amarela, um dos cinco bairros alcançados pelo programa. Nessa fase, as ações abrangeram uma poligonal de 97 mil m² de área e o planejamento para realização das obras levou em consideração diversas características da região, a exemplo das estruturas de saneamento.

As obras do projeto Novo Mané Dendê beneficiarão diretamente 10 mil habitantes e outros 35 mil de forma indireta nos bairros de Alto da Terezinha, Itacaranha, Plataforma, Rio Sena e Ilha Amarela. O objetivo é contribuir para a melhoria do bem-estar econômico e da qualidade de vida da população que reside próximo à Bacia do Rio Mané Dendê, nas esferas econômica, social e de saúde, através da melhoria sustentável das condições socioambientais e de urbanização.

Além de novas habitações para os moradores que precisaram sair de áreas insalubres para o andamento das obras, a intervenção promoverá, ainda, a recuperação da qualidade ambiental da bacia e das águas do rio que leva o nome do projeto e consequentemente as cachoeiras de Oxum e Nanã, referentes paisagísticos, culturais e religiosos do Parque São Bartolomeu. Todo o projeto alcançará 800 mil m² de área.

As principais entregas previstas durante todas as etapas do programa envolvem ainda ecopontos, ponto verde, galpão de cooperativas, novas habitações e vias, assim como terminal de ônibus, escolas, mercado municipal, centro comunitário e praças.

Criado: 27 Outubro 2022