Logo Prefeitura de Salvador

Novo Mané Dendê e comunidade elaboram Plano de Educação Ambiental

O projeto Novo Mané Dendê, através do Programa de Educação Ambiental (PEA), está em fase de elaboração de Planos de Ação desenvolvidos em parceria com os moradores beneficiados pelo projeto. A estratégia consiste na definição de ações de interesse local e afins às questões ambientais, a serem executadas de maneira lúdica e interativa com toda a comunidade da bacia do Rio Mané Dendê, sempre pautada na realidade local de cada grupo de participantes, os quais são denominados núcleos âncoras. Os encontros para definição do Plano de Ação entre os núcleos-âncoras estão em andamento. 

“Com a chegada do Projeto Novo Mané Dendê, entendemos que nosso bairro passará por uma grande transformação e o trabalho realizado com os núcleos âncoras é fundamental para que possamos trabalhar a educação ambiental e nortear os pilares da sustentabilidade na comunidade. É preciso que as pessoas participem da manutenção dos espaços e compreendam sua importância”, declarou Viviane Cazais, diretora da Associação Criança e Família, instituição com 30 anos de atuação dentro da comunidade do Rio Sena/Terezinha. 

Os núcleos âncoras são formados pelos representantes locais da comunidade, associados aos subprogramas já definidos. São eles o Subprograma de Educação Ambiental com as Comunidades, de Educação Ambiental com as Escolas, de Educação Ambiental com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) e o de Mobilização Social para Implantação do Projeto-piloto de Resíduos Sólidos. 

Com o núcleo escolar, o objetivo é incluir, dentro do projeto político pedagógico, diversas ações para fomentar a sustentabilidade ambiental entre os alunos e professores, com ênfase no saneamento, na saúde, na urbanidade e na qualidade de vida do rio Mané Dendê e seu entorno. Já na área de saúde, o subprograma atua junto aos Agentes de Combates às Endemias (ACE) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS) das Unidades de Saúde da Família (USF) de Ilha Amarela, Alto da Terezinha, Itacaranha e Rio Sena. 

O gerente ambiental do projeto, Danilo Sobrinho, explica como funciona a participação dos grupos. “Com os profissionais de saúde, o plano de ação visa estratégias de sustentabilidade com formação em saneamento ambiental, saúde integral e educação ambiental, fortalecendo desta forma o conhecimento e a atuação destes agentes. Com a comunidade da poligonal em geral, está sendo trabalhado o empoderamento dos moradores, legítimos representantes das questões e conhecimentos ambientais”, afirmou. O objetivo de todas ações é o enraizamento de uma cultura mais sustentável, com saúde e respeito a natureza e a cultura local. 

Programa – O Programa de Educação Ambiental (PEA) tem como objetivo contribuir, sensibilizar e ampliar o conhecimento ambiental dos moradores da Bacia Hidrográfica do Rio Mané Dendê, desenvolvendo rodas de conversa e uma escuta ativa nas comunidades, buscando despertar mudança de pensamento, comportamento que favorecem diretamente a melhoria de vida das comunidades do subúrbio. 

Novo Mané Dendê – O projeto Novo Mané Dendê corresponde a primeira etapa do Programa de Saneamento Ambiental e Urbanização do Subúrbio de Salvador, com intervenções nas localidades do Alto da Terezinha, Itacaranha, Ilha Amarela, Plataforma e Rio Sena. O objetivo é contribuir para o bem-estar econômico e a qualidade de vida da população da Bacia do Rio Mané Dendê, nas esferas econômica, social e de saúde, através da melhoria sustentável das condições socioambientais e de urbanização.

Criado: 08 Novembro 2022

Skip to content