Logo Prefeitura de Salvador

Novo Mané Dendê inicia ações de educação ambiental com plantio de árvores

Em alusão à Semana do Meio Ambiente, a Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra) deu início às ações do Programa de Educação Ambiental e de recomposição ambiental das obras do Projeto Novo Mané Dendê (PNMD), nesta segunda-feira (6). Durante o ato, realizado no final da Via Tronco, próximo ao Parque São Bartolomeu no bairro de Ilha Amarela, estudantes e moradores do entorno da obra realizaram o plantio de cerca de 35 árvores arbóreas e frutíferas. O objetivo da ação é gerar o sentimento de pertencimento e conscientização ambiental na população.

Visando a cobertura vegetal para proteção dos taludes, foi iniciada a hidrossemeadura para o plantio de espécies como goiabeira, cajueiro, cajazeiras jabuticabeiras e pitangueiras, dentre as espécies nativas, além de abacateiro, acerola, jaqueira, mangueira, fruta-pão, dentre outras. Até o final de junho, cerca de 240 novas mudas de árvores e arbustos serão plantadas ao longo do vale da Via Tronco, em Ilha Amarela.

A proposta da recomposição é priorizar o plantio no vale para adensamento da mata ciliar, criando o conceito de pomar urbano, de modo que os moradores se beneficiem e, ao mesmo tempo, estimulem a proteção das áreas verdes. O plantio de frutíferas na recuperação de fundos de vales, além do interesse faunístico, reforça aspectos relacionados à segurança alimentar, podendo ser uma prática a ser adotada de forma regular em outras áreas. 

A execução de obras de infraestrutura e urbanização do Novo Mané Dendê observa todos os aspectos ambientais e sociais. O projeto envolve serviços de água, esgoto e drenagem. Através dele, serão recuperados 3 km de rio.

Transformação – O gerente ambiental do projeto da Seinfra, Danilo Gonçalves, afirmou que a ação marca o início de uma etapa da construção do parque linear. “Estamos construindo uma rede de ecopontos e retirando todo esgoto e lixo que historicamente era lançado no rio, com o intuito de recuperar a corrente e manejar corretamente todos os resíduos. A ideia é recompor o trecho, através do plantio de árvores e conscientização ambiental. Hoje nós plantamos, e lá na frente, os moradores irão usufruir dos frutos do que foi semeado. A ideia é fazer com que a comunidade se aproprie do plantio para entender todo esse ciclo”.

O titular da Seinfra, Júlio Santos, afirmou que a gestão tem se preocupado em aliar o crescimento e infraestrutura da cidade às questões ambientais. “Essa ação vai impactar diretamente na vida das pessoas, e a mudança não é apenas estrutural. A gente percebeu que existia a necessidade de transformar a visão desses moradores, e estamos trazendo a educação ambiental para esses indivíduos”, declarou.

Morador há mais de 40 anos na região, o marceneiro Jorge Pereira, de 60 anos, se emociona ao falar sobre as transformações oriundas do projeto Mané Dendê. “A sensação de plantar essas árvores é incrível. Me traz a ideia de que eu deixo minha marca para o futuro. Há 30 anos, eu pescava neste rio e, aos poucos, vi ele morrendo. Pensar que ele será recuperado enche meu coração de esperança. Estou muito feliz por estar vivendo esse momento, que é muito importante na vida de todos que moram nesta localidade”, avaliou.

Skip to content