Novo Marotinho ganha iluminação 100% em LED

O ano de 2022 começa com uma grande novidade para os moradores do Novo Marotinho. A localidade teve toda a iluminação pública modernizada em LED, através do programa Iluminando Nosso Bairro (INB), ganhando 186 novas luminárias instaladas em 31 logradouros. A intervenção foi entregue pelo prefeito Bruno Reis na noite desta segunda-feira (3), e contou com investimento de R$214 mil.

Os dispositivos de LED não só trouxeram novo aspecto visual como também proporcionaram mais claridade, em comparação com as antigas lâmpadas que emitiam luz alaranjada (vapor de sódio). Na prática, a iniciativa trouxe mudanças significativas para os motoristas e pedestres que circulam pela região à noite, dando melhores condições de visibilidade e colaborando para melhorar a segurança.

“Esse trabalho aqui no Novo Marotinho é feito em toda a cidade. Se não fosse a pandemia, teríamos concluído essa iniciativa no ano passado em toda Salvador, esse que é um dos programas mais desejados e solicitados pela população. Chegamos a quase 80% da iluminação em LED e nossa meta é chegar no dia 29 de março, no aniversário da cidade, com a marca de 100%”, declarou Bruno Reis.

O gestor lembrou ainda que, na região, o Iluminando Nosso Bairro já contemplou o bairro de Pau da Lima e está sendo concluído em Jardim Cajazeiras, Jardim Nova Esperança e Nova Brasília, além de São Marcos, Trobogy e São Rafael. As próximas localidades a serem beneficiadas são Canabrava, Vale dos Lagos, Vila Canária e Porto Seco Pirajá.

Benefícios – As novas luminárias são o que há de mais moderno para o sistema de iluminação, sendo mais eficientes, duráveis e econômicas em comparação com as antigas lâmpadas. Os dispositivos chegam a ter vida útil entre 25 mil a 100 mil horas (superior aos de sódio, que contabilizam entre 18 mil a 32 mil horas de uso). Isso reflete ao município menos gastos para efetuar serviços de trocas de lâmpadas mais frequentes, fazendo com que mais recursos possam ser destinados para outros projetos de desenvolvimento urbano.

Além disso, as lâmpadas de LED instaladas nesse processo de modernização da iluminação pública da cidade são compatíveis para receber o sistema de telegestão que permite, por exemplo, o controle dos equipamentos de forma remota, assim como identificação imediata de ocorrências para manutenção. Também colaboram para a sustentabilidade do meio ambiente, pois não há existência de gases no bulbo na composição, e os materiais de fábrica utilizados são, na maior parte, recicláveis e atóxicos para a natureza.

Para o vidraceiro Jean Carlos Batista, 47 anos, o Novo Marotinho começou 2022 “literalmente brilhando”. “O nosso bairro ficou com aspecto mais leve e atrativo. Uma iluminação dessa sem dúvida tira mais o nosso medo e insegurança de andar pelas ruas à noite”, avaliou.

Balanço – Em 2021, o INB alcançou 20 localidades da capital baiana: Alto do Coqueirinho, Beiru/Tancredo Neves, Cajazeiras II, IV, V, VI, VII, VIII, X e XI, Campinas de Pirajá, Cosme de Farias, Engenho Velho da Federação, Garcia, Mussurunga, Resgate, Ribeira, Santo Antônio, Stella Maris e Vila Laura. Foram mais de 15,5 mil pontos  de LED instalados em cerca de 2,3 mil logradouros, totalizando quase R$18 milhões em investimentos.