Novo mutirão cadastra pacientes com doenças crônicas nesta sexta (28)

Nesta sexta-feira (28), as 155 unidades básicas da capital baiana participarão de mais um mutirão para atualização e/ou cadastro das pessoas com as doenças crônicas (comorbidades). A intenção é facilitar o acesso dessas pessoas à vacina contra a Covid-19, já que fazem parte do público prioritário para a imunização.

A mobilização acontece das 8h às 16h e é mais uma oportunidade de facilitar o acesso de portadores de agravos como diabetes e hipertensão, por exemplo, e ainda não foram cadastrados no sistema da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), terem acesso à consulta com médico para habilitação na estratégia. Nas duas últimas edições do mutirão, cerca de 16 mil pessoas foram cadastradas pelas equipes médicas para ter acesso às doses dos imunizantes.

É importante que, antes de comparecer ao posto de saúde, o paciente consulte se o próprio nome já está disponível na plataforma digital da SMS, através do site comorbidades.saude.salvador.ba.gov.br . Caso o paciente não localize ou não tenha acesso à plataforma, pode se dirigir a uma unidade de saúde municipal mais próxima da residência para avaliação médica.

Após identificada a condição priorizada no Plano Nacional de Imunização contra a Covid-19, o paciente com idade igual ou superior a 18 anos terá o nome atualizado e/ou cadastrado na plataforma digital de comorbidades da SMS, ferramenta criada para garantir segurança e evitar fraudes no processo de imunização. O acesso ao site para cadastro é restrito ao profissional médico que deverá utilizar o mesmo login e senha da área restrita do site do Cremeb.