Novo ponto de testagem rápida da Covid-19 é instalado em Itapuã

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) abriu, na manhã desta terça-feira (22), mais um ponto de testagem para a detecção da Covid-19. Desta vez, os agentes de saúde se instalaram na Prefeitura-Bairro Itapuã/Ipitanga, na Avenida Dorival Caymmi, onde o serviço já foi ofertado em outros momentos da pandemia.

Segundo o coordenador de testagem da SMS, Sérgio Medrado, mesmo com a diminuição no número de positivados, o serviço continua sendo oferecido. “Com o avanço da vacina, as unidades estão mais vazias e esperamos que isso continue”, observou.

Na primeira hora de ação, apenas três casos positivos foram confirmados entre 20 testes feitos no bairro. No início do ano, as taxas chegaram a 280 positivos a cada 400 testes feitos diariamente.

A jovem Islan Serena, de 20 anos, decidiu fazer o teste após mais da metade dos colegas de trabalho testar positivo. “Essa é a terceira vez que faço o teste.  Já tive Covid e acho importante a vacinação”. Ela já garantiu duas doses e aguarda chegar a vez da terceira para completar o ciclo vacinal.

Diagnóstico precoce – A professora de Educação Física Andréa Pontes começou a ter sintomas a partir da última quinta-feira, com dor de garganta, febre e tosse seca. “Já tomei as três doses, acho a vacina fundamental. Em 2020 eu tive os mesmos sintomas, mas o resultado deu negativo, e espero que dê negativo mais uma vez. Para que a gente possa sair desse momento da pandemia, o único caminho é se vacinar”, disse.

Outra estrutura segue em funcionamento na Praça Ana Lúcia Magalhães, na Pituba, desde segunda-feira (21). Ambos os postos continuarão em atividade até sexta-feira (25). O atendimento acontece das 8h às 13h, por ordem de chegada, sendo distribuídas 200 fichas diariamente. Os pacientes com diagnóstico positivo são orientados a permanecer em isolamento domiciliar e, em caso de agravamento do quadro clínico, devem procurar os serviços de saúde da rede municipal.