Logo Prefeitura de Salvador

Novos drones vão aperfeiçoar trabalho da GCM

Para facilitar o trabalho e promover um maior desempenho, a Receita Federal do Brasil realizou a doação de quatro drones para a Guarda Civil Municipal (GCM), nesta semana. Equipamentos dos modelos Mavic Pro e Phantom, que possibilitam o acompanhamento em tempo real de operações, foram disponibilizados, com o objetivo de ampliar o êxito nas missões. As ferramentas, solicitadas pela GCM, estão avaliadas em torno de R$20 mil. 

O inspetor-geral da Guarda Civil, Marcelo Silva, ressaltou o uso da tecnologia. “O drone é uma ferramenta tecnológica muito interessante e versátil. Ajuda a monitorar e captar imagens de difícil acesso, grande extensão e de baixo custo operacional. Traz essa vantagem tanto no campo operacional, da inteligência, como também no aspecto da comunicação social, com múltiplas possibilidades.”

Silva destacou o principal benefício do uso do equipamento no trabalho realizado pela GCM. “Com o drone, em vez de vários homens cobrindo uma área, nós podemos ter um sobrevoo sistemático”, explicou. 

Há mais de um ano, a GCM utiliza um equipamento semelhante, adquirido pelo órgão. São realizados cursos de operadores de drones, tanto para agentes da Guarda, quanto para colegas de outras estruturas, a exemplo da Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar). Unidades coirmãs da área de segurança pública e defesa também recebem a capacitação, que habilita o agente para o manuseio e condução da aeronave. 

Skip to content