Logo Prefeitura de Salvador

Novos guardas municipais participam de capacitação sobre Gestão Ambiental

Os novos agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) estão participando, durante esta semana, do curso de Gestão Ambiental e Sustentabilidade. A capacitação, realizada pelo Grupo Especial de Proteção Ambiental (Gepa), está sendo realizada de forma teórica e prática, com carga horária de 44 horas.

Na tarde desta terça-feira (17), as aulas expositivas foram realizadas no Parque São Bartolomeu, em Pirajá, e na Lagoa do Abaeté, em Itapuã. Nos locais, cerca de 20 agentes puderam ter conhecimento sobre os tipos de ecossistemas presentes em Salvador, os níveis de preservação ambiental, a quantidade de animais silvestres presentes, a Mata Atlântica e sua biodiversidade.

Para o comandante do Gepa, Robson Pires, a temática do meio ambiente tem sido uma das grandes preocupações da administração municipal nos últimos anos. “Pensando nisso, foi desenvolvido esse curso para agentes e novos agentes, porque, em algumas das vezes, o guarda pode se deparar com um crime ambiental, por exemplo, e ao passar por essa formação, vai se sentir preparado para saber como agir”, ressaltou.

Uma das participantes, a GCM Jamille de Souza destaca a importância da formação. “Está sendo muito enriquecedor participar dessa capacitação. Estar vivenciando de forma prática sobre as questões ambientais facilitará ainda mais nossas vivências e nossas dinâmicas nas ruas”, disse.

Para o agente Raimundo Alves, a questão ambiental deve ser discutida por todos os cidadãos. “Para mim, essa formação está sendo um presente, por proporcionar mais conhecimentos transmitidos por pessoas preparadas e capacitadas. A expectativa de servir a população é mútua”.

Atuação – Hoje, 50 agentes atuam em Salvador através do Gepa. Os guardas trabalham na fiscalização ambiental e na observação de crimes ambientais, além do resgate de animais silvestres.

Em casos de denúncia ou solicitação de resgate de animal silvestre, a população pode entrar em contato com a Central de Operação da GCM, através do telefone (71) 3202–5313. O serviço de resgate funciona 24h. 

Skip to content