Logo Prefeitura de Salvador

Núcleo de assistência à população de rua completa três anos de funcionamento

Inaugurado em 2019, no bairro do Comércio, o Núcleo de Ações Articuladas para População em Situação de Rua (Nuar) completa três anos de funcionamento neste domingo (25). Dentre os diversos serviços, atividades e funções desenvolvidas destacam-se a de estimular o exercício da cidadania, de apoiar e dar suporte às pessoas em situação de rua. 

O equipamento está vinculado à Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) e funciona também como uma central de serviços para atendimentos psicossociais. No local, a população em situação de rua pode se inscrever em programas como o Minha Casa, Minha Vida e até receber qualificação profissional para ser encaminhada para o mercado de trabalho. Além disso, os usuários ainda contam com o apoio de uma equipe especializada formada por psicólogos, assistentes sociais, técnicos e advogados. 

“Podemos garantir que, através do Nuar, cada pessoa em situação de vulnerabilidade que nos procura tenha acesso a políticas públicas, garantia de direitos e autonomia, com atendimento realizado por demanda espontânea e direcionamento para toda rede socioassistencial da Prefeitura. Hoje, também, contamos com os serviços de encaminhamento para retirada de RG, vacinação e articulação com a rede e discussão de casos de demandas espontâneas ou emergenciais”, explica o titular da Sempre, Daniel Ribeiro. 

Para Lourdes Oliveira, assistida do Nuar, o centro é um local que ela encontrou para tirar novos documentos. “Eu moro na rua, não tenho onde guardar meus documentos e às vezes eles rasgam e estragam muito rápido. Então eu vim aqui para tentar tirar uma nova via do meu RG”, contou. 

Atualmente o equipamento tem capacidade para atender 250 pessoas/dia, através de uma triagem, com o direcionamento para os serviços de acordo com o perfil de cada assistido. Somente este ano, de janeiro a agosto, o Nuar já contabilizou cerca de 17 mil pessoas atendidas. 

Serviço – O Nuar possibilita a atualização e inscrição do Cadastro Único (CadÚnico)/ Auxílio Brasil, serviços como emissão do Cartão SUS, encaminhamento para acolhimento transitório, encaminhamento para retirada de RG na unidade do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) no Comércio, atendimento psicossocial com escuta qualificada, orientação jurídica, inscrição no Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm), vacinação e articulação com a rede e discussão de casos. O centro funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e está localizado na Rua do Corpo Santo, 37, no bairro do Comércio, atendendo por demanda espontânea. 

Rede socioassistencial – Além do Nuar, a rede socioassistencial da Sempre também é composta por quatro Centros de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centros POP), que são equipamentos públicos  que promovem atividades para o desenvolvimento da sociabilidade, além do fortalecimento de vínculos com amigos e familiares, com o objetivo de oportunizar a construção de novos projetos de vida, garantindo a proteção social e os direitos dessas pessoas através de serviços especializados. 

Os usuários dos Centros POP recebem atendimento individualizado e, caso necessário, podem ser encaminhados a Unidades de Acolhimento Institucional (UAI) da Prefeitura. Já as UAIs oferecem acolhimento provisório para adultos e famílias em situação de rua e/ou desabrigados por abandono, migração ou ausência de residência, ou pessoas em trânsito e sem condições de autossustento. 

Nessas unidades, acolhidos com recepção, escuta, cuidados pessoais e orientações sociofamiliares, os cidadãos são estimulados a desenvolver convívio familiar, grupal e social, além de serem inseridos em projetos/programas de capacitação e preparação para o trabalho; estímulo ao convívio familiar, grupal e social e articulação com os serviços de outras políticas públicas setoriais e de defesa de direitos; 

Ao todo, Salvador conta com 12 casas de acolhimento, sendo uma delas exclusiva para idosos com 60 anos ou mais. A lista de unidades pode ser conferida através do site www.sempre.salvador.ba.gov.br .

Criado: 23 Setembro 2022

Skip to content