Obras do Arquivo Público Municipal e Casa da História estão 70% concluídas

Com mais de 70% das obras concluídas, quem passa pelas imediações da Praça Cairu, no Comércio, já consegue visualizar os prédios novos do Arquivo Público Municipal e da Casa da História de Salvador, que tomaram forma e seguem em fase avançada de execução.

Com previsão de conclusão da parte física em julho, a obra do prédio do Arquivo segue na fase de instalação dos elevadores e máquinas de ar condicionado, serviços de acabamento como execução da pintura, além de assentamento dos revestimentos de parede, portas e janelas, e também do pergolado em madeira do terraço. A fachada da edificação, também com serviços avançados, terá uma estrutura moderna com acabamento em brise de alumínio e amadeirado, previsto para ser instalado a partir do próximo mês de maio.

Já o casarão na cor salmão, que está sendo totalmente restaurado para abrigar a Casa da História, está com a maior parte dos serviços finalizados. O elevador já está pronto e funcionando, os sistemas de ar condicionado e incêndio foram concluídos e o vitral, xodó dos amantes do Casarão, já está 100% restaurado.

Os dois equipamentos serão entregues em julho para o desenvolvimento do projeto de Museologia e a inauguração tem previsão para o segundo semestre deste ano. A obra é realizada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), através do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo em Salvador (Prodetur).

Para o secretário da Secult, Fábio Mota, esse complexo, além de se tornar um grande indutor de turismo para nossa cidade, vai preservar a história do Brasil abrigando mais de 4 milhões de documentos. “Salvador precisava de um equipamento desse porte. Com a construção de uma estrutura dessa importância, além de preservar a história para as próximas gerações, vamos disponibilizar o acesso para os soteropolitanos e visitantes conhecerem um pouco mais da história do Brasil de 1642 até os dias atuais”, frisou.

Investimento – As obras de construção e restauração da Casa da História e do Arquivo Público Municipal possuem investimento do Prodetur, por meio de empréstimo junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), no valor de R$34,7 milhões. As obras estão sendo executadas pelo Consórcio Prodetur – Salvador, formado pelas empresas Metro Engenharia e Consultoria e Construtora BSM.

“Estamos na fase final da execução dessa obra tão importante para nossa cidade. Mais um empreendimento que visa valorizar o Centro Histórico, dando continuidade a uma série de investimentos que a Prefeitura vem fazendo no Comércio. Com certeza, a primeira capital do Brasil contará com um equipamento de ponta que apresentará ao público soteropolitano um novo conceito da história da cidade do Salvador”, declarou o gerente de obras da Secult, Iuri Mattos.

Restauração do arquivo – O Projeto de Restauração e Conservação do Acervo Histórico do Município de Salvador, promovido pela Prefeitura, através do Consórcio Qualicopy/Acesso, estima disponibilizar à cidade cinco milhões de itens documentais restaurados e digitalizados, ao fim do contrato de 14 meses, que se encerra em julho deste ano. Dentro do escopo do acervo, que inclui atas da Câmara, leis e decretos municipais, cartas do Senado à Sua Majestade e provisões reais, há ainda coleções especiais como a de certidões de nascimento, casamento e óbito, bem como as escrituras de compra e venda de escravos.

Além dos documentos da administração pública municipal, o acervo histórico de Salvador ainda conta com um setor de arquivos impressos, com publicações governamentais, livros e periódicos sobre a capital baiana, e com um setor de arquivos audiovisuais, com documentos iconográficos e cartográficos, plantas, mapas, fotografias, partituras, filmes em rolo e VHS, CDs, negativos em vidro e cartões postais.