Logo Prefeitura de Salvador

Obras do Hospital Público Veterinário de Salvador chegam a 70% de conclusão  

Com previsão de inauguração ainda para este ano de 2023, as obras do primeiro Hospital Público Veterinário de Salvador estão em fase final, com média de 70% de conclusão. Este será o primeiro equipamento de saúde animal construído pela Prefeitura, com atendimento 100% gratuito para animais domésticos como cães e gatos.  

A unidade hospitalar vai funcionar na Rua Artêmio Castro Valente, no bairro de Canabrava, um local estratégico devido à localização próxima ao estádio Manoel Barradas e com acesso fácil de diversas vias da cidade.  

Cerca de R$6 milhões de reais estão sendo investidos para construção do equipamento, que terá dois pavimentos (térreo e primeiro andar) numa área de aproximadamente 1,4 mil m². A unidade terá supervisão da Diretoria de Proteção Animal (Dipa), integrada à Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis).  

O hospital terá capacidade para receber até 60 animais por dia, podendo realizar cerca de 1,8 mil atendimentos no mês. Dentre os serviços oferecidos estão o atendimento ambulatorial, vacina, exames de imagem e até cirurgias de baixa, média e alta complexidade. Os tutores também poderão recorrer a diversas especialidades que serão ofertadas aos pets, a exemplos de ortopedia, oftalmologia, dermatologia e trato reprodutivo. 

A secretaria da Secis, Marcelle Moraes, destaca a importância do equipamento de saúde animal para a cidade. “Precisamos pensar que todos os seres vivos têm direito à saúde e à atenção básica, dessa forma também poderemos ajudar os tutores de baixa renda, que não possuem condições de arcar com os tratamentos de saúde do seu pet. Salvador precisa ter um hospital com esse porte, que irá dispor de uma alta tecnologia para oferecer os melhores tratamentos e atendimentos aos animais”, declara. 

Reportagem: Letícia Silva/Secom 

Skip to content