Obras em Tubarão e São Tomé de Paripe estão em fase de licitação

Depois da Boca do Rio, Barra e Ribeira, agora é a vez das localidades de Tubarão e São Tomé de Paripe passarem por intervenções, dentro do projeto de revitalização da Orla de Salvador, desenvolvido pela Prefeitura. O edital para o início das obras em São Tomé de Paripe já foi lançado e as propostas serão abertas no próximo dia 2. A requalificação no local será feita em 1,2km de extensão e contempla a substituição da pavimentação da via de veículos, além da melhoria da drenagem e das calçadas laterais.

Assim como a Barra e a Ribeira, também haverá um espaço compartilhado para pedestres e veículos em um trecho da Rua Benjamin de Souza, o que reduzirá o número de vagas de estacionamento existentes na lateral da pista e aumentará o espaço para pedestres. Também está prevista a implantação de quiosques de apoio para baianas de acarajé, além de um quiosque destinado ao comércio de lanches a ser instalado no entorno da estação e do píer de embarque e desembarque para Ilha de Maré.

Revisão da iluminação, além da instalação de mobiliário urbano e elementos de sinalização visual, acessibilidade e paisagismo também fazem parte da intervenção. O investimento total, em São Tomé de Paripe, será de R$3 milhões.

Tubarão – Já em Tubarão, o edital para realização das obras será lançado nesta sexta-feira (29) e a intenção é requalificar também 1,2km de trecho de orla, que vai priorizar o atendimento aos usuários da praia e valorizar a circulação de pedestres e ciclistas. Também haverá espaço compartilhado para veículos e pessoas e implantação de quiosques de comércio de coco, acarajé e alimentos processados.

O projeto engloba, ainda, a requalificação do terminal de ônibus, a disponibilização de sanitários públicos, drenagem de águas pluviais e instalação de equipamentos como bancos, rampas, piso tátil, mureta, cais e contenções, meio-fio, quadra poliesportiva, equipamentos de ginástica, quadra poliesportiva, mesas para jogos e brinquedos. A intervenção será completada por revisão do sistema de iluminação e instalação de elementos de sinalização visual e paisagismo. O custo total da obra está orçado em R$5 milhões.

Projeto – O projeto total de revitalização da Orla de Salvador, orçado em aproximadamente R$111 milhões, prevê implantação de 50 mil m² de novas calçadas, 16 mil m² de espaço compartilhado entre pedestres e carros, seis quilômetros de ciclovias, dez quilômetros com nova iluminação pública, além de quadras, praças e restaurantes. As intervenções devem ser concluídas até junho de 2014, antes do início da Copa do Mundo, e foram divididas em nove trechos. As obras já foram concluídas na Boca do Rio e estão em fase de execução na Barra e na Ribeira. Os outros trechos a serem beneficiados são o Jardim de Alah/Armação, Rio Vermelho, Piatã e Itapuã. Os recursos já estão assegurados.