Obras emergenciais na Baixa do Fiscal começaram hoje (22)

A Superintendência de Conservação e Obras Públicas (Sucop) inicia, nesta quinta-feira (22), as obras de recapeamento dos cerca de 400 metros da Rua Luiz Maria, na Baixa do Fiscal. O objetivo da Prefeitura é resolver definitivamente um problema histórico de alagamentos e buracos em uma das principais vias da Cidade Baixa. A atual gestão já fez a pavimentação da Rua Nilo Peçanha.

De acordo com a Sucop, o prazo estimado para a conclusão da obra é de 25 dias, caso não chova. Para realizar a intervenção, a via foi fechada desde a quarta-feira (21) e a alternativa para os motoristas que trafegam pelo local é utilizar a rua Nilo Peçanha e a avenida Régis Pacheco, informa a Transalvador.

O secretário de Infraestrutura e Defesa Civil, Paulo Fontana, alerta que a ação está sendo realizada em caráter emergencial e provisório, com o menor custo possível, já que a Luiz Maria será objeto de uma reestruturação completa. O projeto prevê a criação de uma via dupla de tráfego, ampliada com duas faixas por sentido, canteiro central, requalificação dos passeios que terão padrões de acessibilidade e iluminação em toda a extensão da rua. A pavimentação, que está sendo realizada provisioriamente, tem como intuito minimizar os transtornos no tráfego, além de melhorar o aspecto visual do local.

Drenagem – Esta semana, a Prefeitura concluiu a recuperação e limpeza da rede de drenagem pluvial da Luiz Maria, rua que liga a Calçada à Avenida Suburbana (e vice-versa). A medida, que compôs a primeira etapa, vai evitar alagamentos e problemas relacionados à infraestrutura.

De acordo com o diretor de Manutenção e Conservação do órgão, Luciano Sandes, a rede pluvial não recebia intervenção há, pelo menos, 30 anos. “O sistema de drenagem estava todo enterrado, inclusive as caixas de visita que são utilizadas para limpeza. Ao longo do tempo, foi colocado asfalto sobre asfalto, que acabou cobrindo essas caixas. Tivemos que descobrir e abrir essas peças, levantando o ‘pescoço’ para que ficassem no nível do asfalto, fazer a limpeza e o reparo de algumas dessas caixas, além de desobstrução da canalização”, explicou Sandes. Foram utilizados cerca de 100 metros e limpos outros 800 metros de tubulação.

Nessa segunda etapa, o trabalho de pavimentação conta com nivelamento da pista e posterior retirada de base e sub-base asfáltica, com realização de duas fresagens em torno de 15cm. Em seguida, será colocada a nova base para aplicação de cerca de 800 toneladas de asfalto. Também estão inclusas na ação a colocação de novo meio-fio e passeio, além de sinalização de trânsito e transporte.