Obras na Ladeira do Cacau alcançam ritmo acelerado

As obras na Ladeira do Cacau, em quase um mês de execução, alcançam ritmo acelerado. Após ordem de serviço assinada pelo prefeito ACM Neto, no dia 7 de fevereiro, já foram realizados intervenções em 40 metros de drenagem e a expectativa é alcançar 120 até o final do mês. Na próxima semana, começam a ser executados 20 metros da rede por dia, fazendo com que as obras avancem num ritmo ainda mais intenso. No total, serão realizados serviços em 1,6 mil metros da rede de drenagem pluvial.

Obras-Ladeira-do-Cacau

Simultaneamente são realizadas intervenções para contenção da encosta, que demandará diversas técnicas de engenharia diante da complexidade da obra. As intervenções de contenção já representam 10% do total da encosta. Quando for superada a fase de drenagem, será feita a parte de pavimentação e implantação de passeios e meio-fio, que fazem parte do processo de urbanização. Os passeios chegarão, em alguns trechos, a até três metros de largura, facilitando a mobilidade de pedestres.

Obras-Ladeira-do-Cacau-1

Compactação do pavimento – Para dar qualidade à malha viária da Ladeira do Cacau, será trocado o pavimento. Isso porque, no passado, houve colocação de entulho para compactação do pavimento em cerca de 100 metros, o que passou a provocar rachaduras. Como foi registrado aumento considerável do tráfego de veículos na região, essa medida não é mais adequada por não garantir durabilidade do pavimento. O trânsito foi interrompido há cerca de três anos por não haver mais segurança para pedestres e motoristas devido a um deslizamento de terra.

O secretário de Infraestrutura e Defesa Civil, Paulo Fontana, explica que se trata de uma obra complexa que demandou atualização do projeto. “A Prefeitura assumiu um projeto feito pelo Estado há cerca de dois anos e, por isso, precisamos adequá-lo à nova realidade porque a própria comunidade provocou alterações no ambiente”, afirma. A Prefeitura investe R$ 6 milhões e o contrato prevê prazo de um ano para entrega, terminando, portanto, no início de 2015.