Obras na Ladeira do Cacau avançam na drenagem e contenção de encosta

A Ladeira do Cacau, em apenas três meses, passa por obras em ritmo acelerado para garantir o retorno da trafegabilidade de veículos e segurança de moradores do local. Nessa fase, as obras avançam no sistema de drenagem e na contenção de encostas, ações que vão assegurar segurança e qualidade na pavimentação. Foram concluídos mais de 400 metros de drenagem linear e 70 metros de extensão de encosta passam por intervenções através da Secretaria de Infraestrutura e Defesa Civil (Sindec).

ladeira do cacau

Cinco tipos de técnicas de engenharia são utilizados diante da complexidade da obra na encosta, entre elas solo envelopado com cimento (para recuperação da parte da encosta que deslizou; trecho 70% concluído), estaca a prado (furo vertical para a construção base para o passeio), geogrelha (malha de PVC para dar reforço ao aterro). As cinco soluções coordenadas garantirão estabilidade definitiva à encosta, afastando novos riscos de deslizamentos de terra.

Finalizada a fase de drenagem, será possível dar início à requalificação da pavimentação ao longo de 1,6 mil metros. Do total, 40% terão de ser completamente substituídos, incluindo a base de compactação. Isso porque o pavimento foi colocado sobre entulhos há mais de 80 anos, quando não se registrava o mesmo volume de tráfego dos dias de hoje. O material, atualmente, não é considerado adequado para a durabilidade do pavimento. No trecho restante, será feita a fresagem para retirada da capa asfáltica e implantação de uma nova. Essas intervenções começarão a partir de setembro, quando o tempo estará mais seco.

Pedestres – O projeto prevê, ainda, a construção de passeios para melhorar as condições de mobilidade para pedestres. Serão construídos passeios em concreto armado com largura de 2,5m na lateral onde foram erguidas as residências, variando em determinados trechos. Ao lado oposto, os passeios terão, no mínimo, 1m de largura. Sob essas estruturas estarão dispositivos como drenagem, rede de água potável e esgoto, além de cabos de telefonia e outros serviços. Novas sarjetas e meio fios completam as construções.

Investimentos – A Prefeitura investe na obra cerca de R$ 6 milhões e o contrato prevê prazo de um ano para entrega, terminando, portanto, no início de 2015. O projeto, realizado pelo Estado há cerca de dois anos, foi assumido pela Prefeitura para que fosse dada celeridade às intervenções com o objetivo de garantir, o mais rápido possível, o retorno do tráfego de veículos, paralisado há três anos. O documento teve de ser atualizado por conta da mudança de ambientação ao longo dos anos através de alterações promovidas pelos próprios moradores nas construções ao longo da ladeira.