Obras na passarela da Madeireira Brotas estão 95% concluída

Com 95% da montagem concluída, a passarela de Pernambués, na altura da Madeireira Brotas, será entregue em condições de passagem na próxima quarta-feira (11). Isso permitirá que o semáforo do local seja imediatamente desativado, promovendo melhorias consideráveis à mobilidade da região. Em menos de 24 horas, a Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal) conseguiu implantar seis treliças que compõem o equipamento. Duas já haviam sido instaladas, somando, portanto, oito estruturas do tipo. Outras duas estão sendo soldadas no local e estarão instaladas em breve. O guarda-corpo já foi instalado e falta apenas parte da cobertura, que não compromete a segurança da passagem de pedestres pelo equipamento.

“Liberaremos a passarela para passagem, mas os trabalhos continuarão na cobertura para garantir maior conforto aos pedestres. O mais importante é que executamos um trabalho complexo, numa das áreas mais problemáticas da cidade. Essa é, sem dúvida, a passarela com maior dificuldade nível de complexidade de instalação, mas absolutamente necessária para a cidade. Tudo foi feito com os mínimos impactos possíveis”, afirma o presidente da Desal, Marcílio Bastos.

Uma das dificuldades da obra foi a necessidade de identificar as redes de água, esgoto, energia e gás que passam na região durante o processo de instalação dos pilares. Os desvios foram necessários para evitar danos à população com a instalação do equipamento, que terá o maior número de pilares e rampas entre as passarelas já construídas até agora. O projeto da passarela também precisou ser adaptado para a passagem de uma linha do metrô que vai circular pelo local.

Além da passarela da Madeireira Brotas, a Prefeitura também construiu um novo equipamento do tipo na Avenida Tancredo Neves, na altura do Shopping Sumaré. Estão sendo investidos nesse ano R$ 6,4 milhões na recuperação, manutenção e construção de novas passarelas.