Logo Prefeitura de Salvador

Obras na Ribeira se concentram na recuperação da alvenaria e contenção

As obras de revitalização da Ribeira se concentram na construção e recuperação da alvenaria de contenção da orla. De acordo com a Superintendência de Conservação e Obras Públicas da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Defesa Civil (Sindec), em alguns locais a alvenaria estava completamente destruída e teve que ser reerguida. Em outros pontos, a argamassa da estrutura está muito erodida, necessitando de serviço de reforço. Também já está em andamento a drenagem de águas pluviais do trecho 3 do projeto, que vai do fundo do Colégio Costa e Silva até a Praça do Divino. 

 

 

Segundo a engenheira de fiscalização da Sucop, Rosa Aires, os problemas com a alvenaria são maiores no trecho 2, que vai do Clube Bogari ao fundo do Costa e Silva. “A alvenaria de contenção está sendo totalmente refeita neste trecho. Além disso, a obra envolve o reforço e reconstrução de todos os pontos de alvenaria da orla da Ribeira”, explica a engenheira. 

 

Entre as intervenções programadas no projeto está a implantação de piso compartilhado em concreto articulado e intertravado em mosaicos de cores variadas, usando toda a largura da rua, definidos espaços para bicicletas, caminhadas e para pessoas com dificuldade de locomoção (com piso tátil).

 

 

 

 

Serão também instaladas faixas elevadas para travessia de pedestres, bancos em concreto ao longo do calçadão e nas praças, duas rampas e escadas em madeira para acesso à praia, quiosque para informações turísticas e para venda de coco e acarajé, posto salva-vidas, mesas e bancos para jogos, equipamentos de ginástica, anfiteatro para eventos culturais, sanitários públicos, iluminação, paisagismo e elementos de sinalização visual e turística.

 

O projeto total de revitalização da orla de Salvador, na primeira etapa, tem investimentos estimados em em aproximadamente R$ 111 milhões e prevê implantação de 50 mil m² de novas calçadas, 16 mil m² de espaço compartilhado entre pedestres e carros, seis quilômetros de ciclovias, 10 quilômetros com nova iluminação pública, além de quadras, praças e restaurantes. 

 

 

Skip to content