Oficina de quadrinhos na Biblioteca Edgard Santos movimenta alunos de escola municipal

Fotos: Lucas Moura/Secom

Os alunos da Escola Municipal Alfredo Amorim, no Uruguai, participam de uma oficina de desenho em quadrinhos, na Biblioteca Municipal Edgard Santos, na Ribeira. A atividade foi iniciada na manhã desta segunda (8) e segue na quarta (10) e sexta-feira (12), sendo dividida em três etapas e com a parceria da empresa gráfica Arte com Arte.

Durante os encontros os alunos, com idades entre 14 e 16 anos, aprenderão técnicas de ilustração com foco na literatura e na construção de revistas em quadrinhos e mangás, os famosos quadrinhos orientais. Os ensinamentos passados para as crianças vão desde a criação do personagem, abordando também a construção do cenário até finalmente chegar à aplicação na revista em quadrinhos.

Dentre os 30 estudantes que participam da oficina, a aluna Mirela Mendes, de 13 anos, contou sobre a surpresa ao conhecer as formas de construir um personagem. “Eu já desenhava, mas nunca dessa forma antes. Achei uma aula muito boa, fiquei surpresa com essa forma nova de desenhar e já estou ansiosa para saber o que vamos aprender nas próximas aulas”, disse.

História – A Biblioteca Edgar Santos foi inaugurada em agosto de 1978 e reaberta em 2017 após passar por uma reforma. O local dispõe de um acervo de mais de 26 mil títulos com gêneros que variam entre literatura estrangeira e brasileira, livros de poesia, cordel, filosofia, religião, romances, livros infantis e infantojuvenis, além de uma sala de pesquisa com livros didáticos e até apostilas para concursos. Cerca de 900 pessoas são atendidas e mais de 1 mil livros são emprestados por mês através da biblioteca.

Além da oficina de desenho e de ser um espaço aberto para pesquisas e leitura, a biblioteca também é um espaço multicultural onde acontecem atividades como saraus, rodas de conversa, oficina de pinturas, além da execução do projeto Hora do Brincar, cineminha infantil, dentre outras atividades voltadas para crianças, jovens e adultos.

Serviço – Os interessados em conhecer a biblioteca e pegar livros emprestados de forma gratuita precisam apenas comparecer ao local munido dos originais do comprovante de residência, documento de identificação com foto e de uma foto 3×4. Após preencher o cadastro, o cidadão pode pegar até três títulos emprestados por até 15 dias.

Após findar o período de empréstimo, os livros devem ser obrigatoriamente devolvidos à biblioteca. Aqueles que optarem pela não realização do cadastro, podem ter acesso aos livros no próprio espaço, sem direito de transportá-los. O equipamento funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na Rua Porto dos Mastros, s/n.

Reportagem: Letícia Silva/Secom