Logo Prefeitura de Salvador

Oficina discute questões do abastecimento de água na capital  

Teve início na tarde desta quinta-feira (17) uma nova rodada de oficinas, em formato virtual, que visam apresentar e discutir cenários e prospecções para a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico Integrado de Salvador (PMSBI). O evento, realizado pela Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), teve como temática o abastecimento de água na capital baiana e contou com a presença de representantes da pasta, sociedade civil, especialistas, do Consórcio CSB, das Prefeituras-Bairro e de prestadores de serviço, a exemplo da Embasa.

O diretor de Saneamento da Seinfra, Adolfo Luz, reforçou que a contribuição dos cidadãos é essencial para que o plano contemple efetivamente as demandas da população. “A participação de todos é muito importante para que a gente proponha as melhores soluções para a nossa cidade. Espero que tenhamos oficinas produtivas, harmônicas e com bons resultados”, afirmou.

Foram apresentadas projeções diversas, a exemplo da demográfica para daqui a 20 anos, período que o plano terá validade; demandas de abastecimento de água por zonas da cidade; potencialidades e fraquezas do abastecimento atual na capital; pontos fortes e fracos da estrutura de captação e adução de água hoje; e projeções de como a demanda de abastecimento e tratamento se comportarão no futuro, entre outros aspectos.

O engenheiro e especialista em planos de saneamento, Ricardo Dal Farra, abordou as ações emergenciais e contingências em relação às mudanças climáticas. Em sua contribuição, por exemplo, ele trouxe ações estruturais possíveis para minimizar estes fatores e abordou que muitas delas já estão sendo colocadas em prática pelo Município, por meios de instrumentos como o Plano Salvador 500 e o Plano de Mitigação e Adaptação para Mudanças Climáticas (PMAMC).

“A tecnologia da informação nos fornece a capacidade de fazer a operação e manutenção de forma mais automática e eficiente. Acredito que este seja o caminho que vai ser trilhado mais para frente”, explanou, referente às problemáticas relacionadas a dificuldades de monitoramento e operação das estruturas do sistema de abastecimento.

Continuidade – Nesta sexta-feira (18), a agenda de oficinas terá continuidade abordando o assunto esgotamento sanitário. Na próxima terça-feira (22) o tema da oficina será drenagem urbana e, no último dia de discussão, na quarta-feira (23), o assunto abordado será resíduos sólidos. Todos os encontros serão realizados ao vivo, a partir das 14h, no canal Seinfra Saneamento, no YouTube (https://bit.ly/ 2QyBE4V).

A ideia é que o público possa contribuir por meio dos chats com sugestões e melhorias. Já foram realizadas duas rodadas de oficinas, uma em maio e outra em setembro de 2021. Na ocasião, as ideias e problemáticas levantadas serviram como base para a construção de um diagnóstico sobre saneamento na capital.

No site da pasta (www.seinfra.salvador.ba.gov.br), os cidadãos podem consultar todas as etapas para a construção do plano, calendário de eventos participativos, zonas de mobilização e os formulários de consulta pública. No canal no YouTube também é possível assistir as oficinas anteriores para acompanhar as etapas de desenvolvimento do plano.

Futuro – O Plano Municipal de Saneamento Básico Integrado (PMSBI) tem como objetivo estabelecer um planejamento das ações do saneamento que atenda aos princípios da política nacional de saneamento básico. O objetivo é melhorar a promoção da saúde pública para toda a população, diante da melhoria nos serviços de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário e limpeza urbana, relacionada ao manejo de resíduos sólidos e drenagem, e atrelada ao manejo das águas pluviais urbanas.

Skip to content