Logo Prefeitura de Salvador

Oficina do Projeto Orla na Ilha dos Frades segue até amanhã (16)

A oficina do Projeto Orla em Salvador prossegue com os debates, nesta sexta-feira (15) e sábado (16), desta vez focando nas ilhas da cidade, para a elaboração do Plano de Gestão Integrada (PGI) da orla municipal. O encontro acontecerá das 8 às 18 horas, em Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, na Ilha dos Frades. 

O evento conta com a participação da sociedade civil na elaboração do PGI, a partir da caracterização da praia de Nossa Senhora de Guadalupe, dividida em cenário atual, tendência e cenário desejado. O debate deverá indicar ações de combate a danos ambientais, desenvolvimento sustentável, além de melhoria dos serviços de infraestrutura, educação ambiental, sinalização das praias, balneabilidade e fluxo turístico, dentre outras medidas. 

A oficina teve início na segunda-feira (11), com visitas aos trechos entre Ipitanga e Jardim dos Namorados e entre o Farol da Barra e o Terminal Marítimo, no Comércio. 

Ativo natural – A capital baiana é uma das selecionadas pelo projeto do governo federal “Brasil, essa é a nossa praia!”, que busca qualificação de destinos turísticos, através do ordenamento dos municípios. As outras cidades escolhidas são Natal (RN), Angra dos Reis (RJ), Cabo Frio (RJ), Paraty (RJ), Vila Velha (ES), Cruz (CE), Barreirinhas (MA), São Sebastião (SP) e Imbé (RS). A operacionalização da iniciativa é realizada por meio da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). 

A secretária municipal de Cultura e Turismo, Andrea Mendonça, ressaltou a importância em dar à população a oportunidade de opinar e auxiliar os técnicos no desenvolvimento do diagnóstico sobre a orla da cidade. “O projeto aprimora a gestão da orla marítima, a partir do reconhecimento das necessidades e demandas locais. Tudo isso vai permitir que o uso adequado dessas regiões potencialize esse ativo natural, como elemento para o desenvolvimento do turismo”, afirmou. 

Programação – Outras oficinas, com participação de representantes dos setores públicos e privados, além da sociedade civil e população em geral, estão previstas para os dias 16 a 18 de agosto e 13 a 15 de setembro. Uma audiência pública deverá acontecer em fevereiro de 2023, para validação do PGI da Orla de Salvador.

Skip to content