Ônibus elétrico será testado nesta terça-feira (03)

Tudo pronto para que Salvador conheça um novo modal de transporte público urbano. Após avaliação da Secretaria Cidade Sustentável (Secis), Secretaria Municipal de Urbanismo e Transporte (Semut), Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador) e Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Salvador (Setps), o ônibus elétrico da empresa chinesa Build Your Dreams (BYD) começa a operar, em fase de testes, nesta terça-feira (03), a partir das 9h, com saída da Praça Municipal. A imprensa vai participar da primeira viagem.

Em Salvador desde outubro, o veículo passou por envelopamento para fácil identificação do público, e o condutor, cedido pela parceira Viação Rio Vermelho, já foi treinado e capacitado para dirigir o ônibus pela cidade. A proposta da Secis é que os empresários percebam as múltiplas vantagens do veículo, a começar pela diminuição da poluição. O ônibus, que é silencioso, possui uma autonomia de 250 km com um período de carregamento de quatro horas, capacidade para 76 passageiros e está adaptado às normas de acessibilidade, possuindo rampa de acesso e área específica para cadeirante.

Segundo o secretário Ivanilson Gomes, da Cidade Sustentável, “essa medida visa oferecer um modelo de transporte para o município com um caráter mais sustentável, com uma energia limpa, boa autonomia, não poluente. É mais uma oportunidade de levar Salvador à modernidade, de forma responsável, que atenda as demandas do mundo contemporâneo pensado nas pessoas”. Ainda de acordo com o secretário, a cobrança da taxa será a mesma praticada pelo sistema de transporte público “para que não haja qualquer confusão por parte dos usuários”.

O ônibus elétrico estará disponível para testes no período de 3 a 21 de dezembro, percorrendo a linha de transporte urbano Aeroporto-Lapa, passando por quase toda a orla de Salvador. A população poderá participar dos testes pagando taxa de R$ 2,80. No período de testes será possível avaliar aspectos de engenharia, adaptação às rodovias da região e satisfação dos usuários.

Vantagens – Silencioso e não poluente, o ônibus elétrico produzido pela gigante chinesa BYD, uma das maiores fabricantes de baterias do mundo, chega a Salvador para apresentar um novo modal de transporte público urbano, mais sustentável, e principalmente confortável. A autonomia do ônibus é de 250 km com um carregamento de quatro horas; o sistema de freios gera energia para os cinco conjuntos de bateria que alimenta o veículo, sempre que o carro é parado; além disso, o sistema de carregamento é simples, podendo ser instalado em diversos pontos da cidade.

Com capacidade para 76 passageiros, o veículo possui 19 assentos (foi necessária a retirada de quatro assentos para instalação da catraca) ergonomicamente confortáveis. Além de vaga específica para cadeirantes, o sistema de suspensão permite rebaixar o carro, tanto para o acesso de cadeiras via rampa, como para o acesso de idosos e demais pessoas que tenham qualquer dificuldade de locomoção. O ônibus só anda quando as portas estão fechadas, e é composto por sistema de vídeo, que permite ao condutor acompanhar toda a movimentação da porta traseira, além de câmera de ré.