Ônibus elétricos entram em fase de testes nas ruas de Salvador

Já entraram em circulação, em fase de testes, os ônibus elétricos que circularão por Salvador nos próximos 30 dias. Os dois veículos estão atendendo aos usuários de duas linhas, a 0805 – Lapa x Pituba e a 1347 – Estação Pirajá x Pituba, que fazem o mesmo itinerário dos ônibus convencionais.  As linhas serão as primeiras de um total de sete que irão operar com os ônibus durante este mês de setembro e início de outubro.

Um dos primeiros motoristas a dirigir o ônibus elétrico foi Ramon Marocci. Com 33 anos de profissão, ele afirmou que a novidade é uma coisa boa não só para os rodoviários, mas também para os passageiros. Ele considera o veículo mais seguro, confortável e sem barulho. “O que vem pra melhorar é bom”, disse.

O rodoviário também contou casos da viagem, lembrando a tranquilidade de um diálogo com um passageiro. “Ele disse que nem ouviu o barulho do motor, parecia que o ônibus estava planando”, declarou. Um outro caso foi de um passageiro que cochilou com o silêncio e acordou afoito, dizendo: “Motô, perdi o ponto!” “Foi realmente uma maravilha, uma viagem muito confortável”, concluiu Marocci.

A auxiliar de serviços gerais Marilândia Costa foi uma das passageiras que aguardava a última viagem do dia do roteiro Lapa x Pituba. A expectativa era grande de experimentar e conhecer o veículo elétrico. “Os ônibus que costumo pegar são barulhentos, e agora vou ver se é bom mesmo ou não. Só a chegada dele em silêncio, sem barulho, já me surpreendeu”.

A estudante Samara Teixeira, de 15 anos, também esperava para entrar no carro. “Achei boa a novidade, porque sei que não polui, vai ser muito legal para o meio ambiente. Vai pegar em Salvador, com certeza”, afirmou animada.

“A eletromobilidade já é uma realidade em grandes centros urbanos de todo o mundo e nós temos o desejo de trazer essa inovação também para Salvador, tanto para proporcionar ao usuário um transporte com mais qualidade, assim como para buscar reduzir a emissão de gases poluentes, trazendo benefícios para a saúde da população”, destacou o secretário da Semob, Fabrizzio Muller.

Testes – Nesta primeira fase, serão testados dois ônibus deste tipo que irão circular em operação regular, fazendo o mesmo itinerário dos ônibus convencionais. Os ônibus elétricos serão testados também nas linhas 1143 – Acesso Norte x Barroquinha, 1144 – Acesso Norte x Comércio, 1341 – Estação Pirajá x Barra 2, 1388 – Estação Pirajá x Barra 3 e 1007 – Jardim das Margaridas x Lapa. Durante a operação, não haverá nenhuma alteração no valor das passagens e também será possível integrar com outros modais.

Cada veículo deverá rodar em uma linha diferente a cada semana para que sejam testados em diferentes situações, como desempenho diante dos desafios da cidade, como topografia, demanda de usuários, distâncias e dinâmica do trânsito. Caso os resultados dos testes se mostrem positivos, o objetivo da Prefeitura é que estes ônibus possam ser utilizados na operação do BRT, com previsão de início a partir do primeiro trimestre de 2022.

Benefícios – A iniciativa tem como objetivo reduzir a emissão de gases poluentes na atmosfera, uma vez que o setor de transporte é responsável por 65% de todas as emissões em Salvador.  De acordo com a BYD, empresa especializada em energia limpa, cada ônibus elétrico rodando em média 6 mil km por mês, deixa de emitir 125 toneladas de gás carbônico (CO2) por ano, o que corresponde ao plantio de 897 árvores no período.

Além disso, os ônibus elétricos também são muito mais silenciosos, e permitem uma maior economia com abastecimento, uma vez que um dos principais fatores que oneram o sistema ainda é o valor do ICMS sobre o óleo diesel. Há ainda outros itens como menor custo de manutenção e maior durabilidade do veículo. Os veículos que serão testados em Salvador levam entre 4h e 5h para atingir a carga completa, o que dá a eles uma autonomia de até 250 km.