Operação aplica 16,6 mil toneladas de asfalto em Salvador no primeiro semestre

A Prefeitura de Salvador tem trabalhado diariamente para garantir a regularidade do asfalto nas diversas vias da cidade, evitando acidentes e viabilizando a fluidez do trânsito. No primeiro semestre deste ano, a Secretaria Municipal de Manutenção da Cidade (Seman) aplicou 16.673 toneladas de massa asfáltica, em aproximadamente 1,9 mil vias de Salvador. O total equivale à quantidade total de ações realizadas pela Operação Tapa-Buraco no período.

Nesta quinta-feira (21), equipes da Seman estiveram no bairro do Calabar e nas avenidas Centenário, Reitor Miguel Calmon e Anita Garibaldi, realizando a operação. Na Avenida Reitor Miguel Calmon, de acesso aos bairros do Garcia, Federação, Canela, Barra e região da Garibaldi, o morador Claudionor Oliveira, de 53 anos, aprovou a iniciativa. “É um serviço que traz importante benefício para o povo e evita acidentes. Aqui a gente via que os carros desviavam dos buracos e com isso o risco de acidente era grande. Agora está bem melhor”.

Para a auxiliar administrativa Carla Chagas, de 52 anos, a recomposição do asfalto traz outro benefício: “Esse serviço evita o acúmulo de lama. Esse era um problema recorrente, porque os carros passavam com pressa e davam um banho de água suja em quem estava nas proximidades, principalmente no ponto de ônibus”, explica a pedestre, que trabalha na região.

“A Operação Tapa-Buraco é realizada com tempo bom. Por isso, temos uma redução das atividades nos meses mais chuvosos. Mas vamos retomar a recuperação da malha asfáltica da cidade, inclusive nos fins de semana e feriados,” anunciou o titular da Seman, Luciano Sandes.

Exemplo disso é que março passado se destacou como o mês em que foi aplicada a maior quantidade de massa asfáltica, um total de 3.144 toneladas. Em junho seguinte, no curso da Operação Chuva, foram aplicadas 2.277 toneladas do material.

O desgaste ocorre de forma intensiva, principalmente em vias de grande fluxo com tráfego permanente de veículos pesados. No período de chuva, a produção de asfalto é interrompida, devido a não aplicabilidade do produto em solo molhado. As situações emergenciais são executadas com asfalto frio (com menor durabilidade), para posterior substituição pelo regular.

Durabilidade – O serviço de tapa-buraco consiste basicamente na retirada da capa asfáltica danificada, permitindo a colocação de uma nova camada. Para garantir a durabilidade do asfalto, mais densidade e resistência, o buraco passa primeiro por um processo de corte, depois recebe uma pintura de ligação, aplicação do asfalto novo e serviço de compactação.