Operação Arcanjo Azul realizou mais de 3 mil patrulhamentos em cinco meses

Em cinco meses e meio de atuação, a Operação Arcanjo Azul, de reforço à segurança dos usuários do transporte público, nos pontos de ônibus em Salvador, registrou mais de mais de 3 mil patrulhamentos realizados. Foram mais de 17 mil horas de serviços prestados, mobilizando, diariamente, 60 agentes da Guarda Civil Municipal (GCM), em 50 bairros da capital.

Na manhã desta quarta-feira (2), agentes do Grupo de Apoio ao Turista (GAT) detiveram quatro suspeitos de praticar roubo, em um ponto de ônibus na Calçada. A equipe da GCM realizava patrulhamento preventivo da Arcanjo Azul, quando localizou os criminosos a bordo de um veículo modelo Logan, de cor branca, no bairro do Pero Vaz, depois da denúncia de populares. O automóvel possuía restrição de roubo.

Na abordagem, foram encontrados, em posse dos suspeitos, um simulacro de arma de fogo, um relógio e quatro celulares. Eles foram encaminhados para a Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos, na Avenida ACM, para adoção das medidas cabíveis.

Efeito surpresa – Esse é mais um exemplo de que a atuação dos efetivos da GCM na Arcanjo Azul tem conseguido coibir casos de violência contra os cidadãos. “Fizemos um mapeamento dos 30 pontos de ônibus com maior número de ocorrências, a partir de relatos feitos pelos próprios rodoviários à Secretaria de Mobilidade (Semob). A operação tem sido contínua”, explica Maurício Lima, diretor de Segurança Urbana e Prevenção à Violência da Guarda Municipal.

A operação é dividida em dois turnos. O primeiro ocorre pela manhã, das 5h às 8h, e o segundo das 17h às 20h. Os pontos de ônibus guarnecidos pelas viaturas e agentes da GCM são definidos estrategicamente pelo órgão, sem divulgação ou informação prévia, para garantir o efeito surpresa da ação.