Operação Chuva realiza ações em Ilha de Maré

Serviços como vistoria de imóveis, cadastramento social de moradores, limpeza de área e colocação de lona foram realizados nesta terça-feira (13), pela Prefeitura, na comunidade de Praia Grande, em Ilha de Maré. As ações foram desenvolvidas respectivamente pela Defesa Civil de Salvador (Codesal) e secretarias de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro (SACPB), de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), por meio da Superintendência de Obras Públicas (Sucop) e Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb).

Para a vice-prefeita Ana Paula Matos, essas incursões dos órgãos municipais nas ilhas servem para verificar de perto a realidade de cada local. “Não tem preço ver a esperança nos olhos das pessoas ao sentirem que a Prefeitura está chegando junto para assistir, garantir direitos e ajudar no desenvolvimento de comunidades que, por tanto tempo, foram esquecidas pelos poderes públicos”, acrescentou.

“Nosso objetivo neste período de Operação Chuva é intensificar as ações preventivas, buscando antecipar problemas que possam ser causados pelas chuvas intensas. Dentre elas a vistoria de imóveis e áreas de risco, notificação de moradores quando necessário, monitoramento de pontos críticos e identificação da necessidade de intervenções, a exemplo de demolição, assim como limpeza de canal e colocação de lona”, explicou o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo.

Também participaram das atividades o secretário da Sempre, Kiki Bispo; o presidente da Limpurb, Omar Gordilho; o subprefeito do Subúrbio/Ilhas, Marco Aurélio Elpídio; e o representante da Seinfra/Sucop, Jay Márcio.