Operação de ordenamento será retomada neste fim de semana na Ribeira

A Prefeitura retoma neste final semana (dias 14, 15 e 16) as ações de ordenamento do espaço público e fiscalização na orla da Ribeira. A Operação de Ação Integrada (PAI) conta com a participação articulada de diversos órgãos da administração municipal e o apoio da Polícia Militar. No foco do trabalho, que é coordenado pela Secretaria Municipal da Ordem Pública (Semop), estão problemas relacionados à ocupação irregular de vias descarte de lixo em horário e local inapropriados, som alto e segurança alimentar.

Segundo o diretor-geral de Serviços Públicos da Semop, Elton Alonso, o operação, que foi iniciada no final de semana passado, resulta de uma reivindicação dos próprios moradores do bairro e visa restabelecer a ordem pública. Ele explica que, no momento, a ação tem caráter prioritariamente educativo, com o objetivo de prevenir o descumprimento das regras e evitar conflitos.

Como resultado do trabalho da Semop foram emitidos, na operação do último final de semana, nove notificações e realizadas 49 apreensões, em especial ocupação irregular das ruas por mesas e cadeiras. Além da Semop e da PM, participaram da ação a Limpurb, Vigilância Sanitária, Transalvador, Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo (Sucom) e Guarda Municipal.

No final de semana, a Transalvador abordou 106 veículos, emitiu 80 autos de infração e recolheu outros cinco. Os fiscais da Sucom realizaram 100 vistorias, que culminaram em 24 autos de infração, 19 notificações, 12 apreensões de equipamentos sonoros e a remoção de quatro banners, classificados como publicidade irregular.

Já a Limpurb realizou uma ação educativa com orientação sobre o horário de coleta e formas de descarte do lixo. Nos dias que antecederam a ação, a Limpurb realizou um mutirão de limpeza no local. Além de recolher lixo e entulho, os agentes fizeram serviço de capinação e sacheamento nas ruas do bairro da península de Itapagipe. Foram retiradas cerca de duas toneladas de material, entre lixo, entulho, terra e resíduo da capinação.

O diretor da Semop destaca que a operação já está incorporada à rotina do órgão e será realizada em outros pontos da cidade. “Essa é uma ação na qual todos os órgãos estão empenhados para garantir o bom funcionamento da cidade e maior tranqüilidade para a população”, destaca Alonso.