Operação Liquida Salvador fiscaliza estabelecimentos

A Coordenadoria de Defesa do Consumidor (Codecon), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), segue com a Operação Liquida Salvador, que segue até segunda-feira (7), em shoppings e comércio de rua de Salvador. O objetivo é fiscalizar e vistoriar as condições de ofertas deste período, além de averiguar possíveis práticas abusivas.

Na manhã desta sexta-feira (4), os agentes estiveram no Center Lapa, no centro de Salvador. Durante a manhã, das dez lojas vistoriadas, duas haviam sido notificadas. A primeira, um estabelecimento que vende calçados, foi notificado por ausência de informação de preço na vitrine. A segunda, de roupas, pela ausência de um exemplar do Código de Defesa do Consumidor (CDC) em local visível, para consulta dos clientes.

Gerente de uma loja de calçados, Carlos Almeida é lojista há 24 anos e aprovou a fiscalização. “É bom, porque garante que tudo funcione. Aqui não tivemos nenhuma notificação, tudo organizado, tudo 100%. O trabalho dos agentes, de forma preventiva, sempre nos ajuda”.

A também lojista Thiara Matos trabalha no setor há sete anos e também concorda com a ação. “Achei interessante porque, mesmo sendo lojista, sou também consumidora”. Ela lembrou também do trabalho da Codecon com os lojistas, como forma de melhorar a comunicação entre as partes. “A gente vai se atualizando, temos algumas falhas, mas assim conseguimos melhorar a cada dia”.

Desde o início da operação, mais de 160 estabelecimentos foram visitados, com 11 autuações, sendo quatro por ausência de informação de preço, um por ausência de informação de validade, dois por ausência de exemplar do Código de Defesa do Consumidor (Lei Federal 12.291/10) e quatro por ausência de etiqueta de preço.

Denúncias – Para fazer uma denúncia, que pode ser sigilosa, o consumidor deve acessar um dos canais oficiais do órgão. São eles o aplicativo Codecon Mobile, o telefone Disque Salvador 156, ou através do site Fala Salvador (www.falasalvador.ba.gov.br). Se preferir, pode agendar um atendimento presencial através do site agendamentocodecon.salvador.ba.gov.br .