Operação Plantio Chuva da Secis chega ao bairro de São Cristóvão

A Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis) promoveu, nesta terça-feira (4), mais uma da Operação Plantio Chuva na cidade. A ação ocorreu em São Cristóvão, na área verde em frente ao Salvador Norte Shopping e ao longo do canteiro central da avenida, com 1.296 novas árvores plantadas.

Antes, a ação havia sido realizada em três pontos do bairro de Stella Maris, e outros três estão previstos para receber o plantio, de um total de 800 mudas. No bairro, a praça principal recebeu 73 árvores. Nas áreas próximas à praia, por conta da salinidade, serão implantadas espécies adequadas, a exemplo de aroeira, abricó de praia, oiti de praia e algodoeiro, para a arborização do local.

A Operação Plantio Chuva teve início em março, com 500 mudas no Dique do Cabrito, no Subúrbio Ferroviário. O objetivo da ação é aproveitar o período chuvoso na capital e plantar aproximadamente quatro mil árvores em mais de 40 localidades até o mês de agosto.

Semanalmente, locais como Ribeira, Avenida Barros Reis, Itapuã, Baixinha do Santo Antônio, Pituba, Avenida Centenário, Ponta de Humaitá e Stella Maris vão receber mudas de árvores como ipê, sibipiruna, oiti, pau-ferro e sucupira. Nos anos anteriores, a iniciativa passou por avenidas como a Barros Reis e Dois de Julho, além do Horto Bela Vista, Canabrava, Imbuí, Curralinho e Sussuarana, dentre outros bairros.

Desde 2017, a iniciativa já plantou mais de 18 mil árvores em Salvador, a maioria espécies da Mata Atlântica. Foram contempladas mais de 100 localidades.

Disque Mata Atlântica – Se o cidadão quiser promover o plantio no bairro, é possível entrar em contato no Disque Mata Atlântica com endereço e fotos do local, no telefone (71) 98549-8453. Por conta da pandemia, os técnicos estão atuando com equipe reduzida e seguindo os protocolos de segurança sanitária que são necessários, como uso de máscara, distanciamento social e higienização constante.